Utramig promove Aula Inaugural de cursos na área de tecnologia

Aula de cursos do Projeto Qualifica Mais, iniciativa piloto do MEC, abordou mercado de trabalho de tecnologia e iniciativa para aumentar a diversidade. Utramig é a única instituição de MG a participar do Projeto.

Programar um novo futuro: esse foi o sentimento dos participantes da Aula Inaugural dos cursos de qualificação da Utramig de Programador de Dispositivos Móveis, Programador de Sistemas e Programador Web. A atividade aconteceu de forma virtual na segunda-feira, 14 de junho, e contou com a participação de autoridades da Utramig, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) e do Ministério da Educação (MEC), que é o idealizador do Projeto Piloto Qualifica Mais.

A área de tecnologia é uma grande aposta para a geração de renda e inclusão social, e por isso a Utramig vem priorizando a oferta de cursos de capacitação antenados a esses anseios da sociedade e do mundo do trabalho”, destacou na abertura da aula a presidente da Utramig, Patrícia Braga Soares Silva, que ressaltou a alegria de ver novas turmas ingressando na instituição. Ela lembrou que a Utramig é a única instituição de ensino de Minas Gerais habilitada a participar da iniciativa do MEC.

A gerente de Projeto da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Tassiana Cunha Carvalho, enalteceu o interesse dos alunos e afirmou que o Qualifica Mais é a “concretização de meses de trabalho que a gente teve com a Utramig e com outras instituições”. Ela relatou que o MEC buscou ofertantes consolidados, “então, a Utramig foi selecionada como uma instituição de excelência, que já tinha experiência tanto na modalidade a distância, como presencial”.

A gerente disse que a proposta do programa é ofertar vagas gratuitas para jovens em todo o país e que estas vagas deveriam estar articuladas com as oportunidades de emprego. “A gente fez uma aproximação com o setor produtivo no sentido de entender, na área de tecnologia da informação e comunicações, quais os cursos mais demandados. E, a partir deles, começamos a pensar as cidades que tivessem empregabilidade para esses cursos. Por isso Belo Horizonte e região metropolitana foram incluídos. E esse mercado tem uma atenção para o jovem”.

Raphael Rodrigues, subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, parabenizou a Utramig, que “continua sendo uma referência na educação profissional em todo o país e um orgulho para Minas Gerais”. Ele felicitou os alunos pelo ingresso nos cursos, mas avaliou que além “de parabenizar também é tempo de agradecer a confiança nos nossos projetos e políticas públicas, pois as tratativas entre os órgãos e instituições só faz sentido se tiver gente interessada no que é ofertado”. Rodrigues acrescentou que os cursos de educação profissional ofertados pelo Estado têm se pautado por utilização de evidências, de acordo com as necessidades de cada localidade.

O mercado de Tecnologia

A responsável pelo Programa Minas Programando na Sedese, Maria Clara Tarabal, destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria para aumentar a participação de mulheres no mercado de tecnologia da informação, pois pesquisas indicam que o setor é dominado por homens e brancos. “A gente procurou onde estavam essas mulheres programadoras e identificamos diversas iniciativas, que agregam mulheres na área de tecnologia. Pensamos no conceito de inovação aliado a diversidade, pois só a diversidade de origens, de bagagem cultural podem realmente inovar”. Ela fez questão de enfatizar que as alunas e alunos são capazes e incentivou que busquem grupos que auxiliam programadores, especialmente mulheres.

A Aula Inaugural foi encerrada com a palestra de Bruna Castelo Branco, desenvolvedora de sistemas, atualmente na ThoughtWorks . Ela começou desafiando os presentes: “onde não há serviço para a área de tecnologia da informação?” A desenvolvedora mostrou aos alunos que não há qualquer área hoje que renuncie a profissionais de tecnologia da informação, pois é uma pessoa que vai trabalhar para diminuir riscos. Ela narrou sobre a experiência profissional, deu dicas para as futuras programadoras, bem como possibilidades de atuação na área.

A Aula Inaugural completa está no canal da Utramig no YouTube. Acesse e confira!