Carreira, tecnologia e mercado de trabalho são temas de roda de conversa na Utramig



Iniciativa atende a requisito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de desenvolver ações sobre projeto de vida dos alunos. A atividade foi desenvolvida pelos professores e equipe pedagógica, com participação de profissionais que atuam no mercado

Como é o mercado de trabalho? Como uma formação técnica pode me ajudar no futuro? Quais as principais dificuldades para planejar uma rota de satisfação pessoal e profissional? Essas foram algumas das questões abordadas no 3º passo do projeto “A minha história sou eu que faço: trilhando caminhos e (re)organização projeto de vida”, que aconteceu na sexta-feira, 29 de maio. A iniciativa da supervisão pedagógica e de professores dos cursos técnicos da Utramig teve o objetivo de promover uma roda de conversa com profissionais que atuam no ramo de uso de tecnologia.

A gerente de Tecnologia da Informação do Instituto Orizonte Carla Policena Silva contou como foi sua jornada desde o curso técnico, passando pelo período de professora da Utramig, até estar no atual cargo. Ela narrou como a persistência e a vontade de aprender foram fundamentais para a evolução da própria carreira. “Eu entrei numa área em que quase não havia mulheres – e menos ainda mulheres negras. Eu era uma mulher negra naquele espaço, então precisei acreditar demais em mim, pra saber que eu poderia estar ali”. Carla salientou a importância dos cursos técnicos da Utramig, acrescentando que funcionários da equipe dela são ex-alunos da Fundação.

“Não aceitar barreiras impostas”. Esse foi um dos tópicos mais enfatizados por Hudson Antônio Alves da Silva, doutorando em Engenharia de Produção na UFMG, que também falou aos alunos no encontro. Ele destacou que o curso técnico é uma porta de entrada não apenas para o mundo do trabalho, mas uma preparação para uma graduação. “O curso técnico ajuda a dar uma dimensão, a você ter certeza se quer, realmente, aquela área e do que gosta e deseja se aprofundar nesta formação”, elencou.

O encontro contou com a mediação da professora Juliceli Márcia de Oliveira e teve a abertura realizada pelo diretor de Qualificação e Extensão da Utramig, Rogério Massensini, que exaltou a proatividade da equipe organizadora e reforçou junto aos alunos a importância de se envolverem nas atividades do Projeto de Vida.

BNCC

A atividade está alinhada aos objetivos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao buscar desenvolver, como presente no documento, “o projeto de vida que é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos”. Par mais informações sobre o BNCC, acesse http://basenacionalcomum.mec.