Utramig realiza formatura de cursos FIC

A Utramig realizou na segunda-feira, 28 de junho, a formatura dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Editor de Projeto Visual Gráfico e de Assistente Administrativo. A cerimônia virtual contou com a participação do novo presidente da Utramig, Paulo Henrique Azeredo Nascimento, que destacou o trabalho executado pela instituição, além de reforçar a importância da capacitação profissionalizante. “A educação sempre foi uma pauta minha, pessoal. E consigo vislumbrar na Utramig essa projeção, essa possibilidade de transformar a vida das pessoas”, pontuou o gestor. Os cursos foram viabilizados através do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação.

A solenidade foi marcada pela emoção e pela sensação de pertencimento entre todos, mesmo estando cada um em um ponto diferente da região metropolitana de Belo Horizonte.
O formando do curso de editor de projeto visual gráfico Ivan Carlos Chagas dos Santos elencou algumas dificuldades enfrentadas para a realização do curso, mas ressaltou que o mais importante era agradecer.

Em seguida, a formanda do curso de Assistente Administrativo Jade Yara de Souza Alves enfatizou o poder de transformação que a educação e o diálogo podem produzir e homenageou os professores dos cursos, “que nos abriram caminhos para um novo amanhã, para uma nova perspectiva, nos fazendo olhar pra nós mesmos e nos enxergarmos além do que fomos condicionados a crer”.

O diretor de Qualificação e Extensão da Utramig, Rogério Massensini, enalteceu a trajetória dos formandos e dos profissionais envolvidos no objetivo de transformar o “comportamento dos alunos para atuarem de forma crítica e competente no mercado”, acrescentando que os formandos vivenciam realidades diversas e desafios múltiplos e, mesmo assim, “conseguiram caminhar e hoje estão concluindo o curso Editor de Projeto Visual Gráfico e o curso de Assistente Administrativo. Parabéns! Vocês lutaram e desenvolveram novas habilidades que os tornam capacitados a continuarem suas caminhadas”, finalizou.

O presidente da Utramig elogiou o trabalho realizado e enfatizou que o primeiro emprego requer uma qualificação profissional, não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo. “Isso demonstra que o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Utramig, está cada vez mais comprometido com a função social e, principalmente, com a missão de formar profissionais de excelência”. Ele parabenizou os alunos e defendeu a necessidade de investir na formação dos cidadãos. “A educação, sem dúvida, embora muitos não acreditem, é o principal meio de transformação social na vida das pessoas, especialmente daquelas que involuntariamente se encontram em situação de maior vulnerabilidade social”.

A formatura foi transmitida ao vivo no Canal da Utramig no YouTube. Para assistir, acesse a página da Utramig no YouTube ou clique aqui.