Paulo Henrique Azeredo Nascimento é o novo presidente da Utramig



Paulo Henrique Azeredo Nascimento é o novo presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 23/06.

Paulo Henrique Azeredo Nascimento é advogado, tem experiência na área de educação e caracteriza-se pelo dinamismo, liderança, empreendedorismo, astúcia, disciplina e visão sistêmica. “Fazer parte da Utramig é, sem dúvida, motivo de orgulho e, também, de pertencimento, na medida em que a educação sempre foi minha bandeira pessoal”.

O novo presidente pontua que a Utramig, ao longo da história, “modificou vidas, sentimentos, rumos e oportunidades de inúmeras pessoas, cumprindo, assim, fundamentalmente, sua responsabilidade social na exata acepção do termo”, acrescentando, ainda, que “dessa forma, é inevitável, modificará e muito minha vida, por meio de muito conhecimento que será possível absorver pelos passos desta caminhada”.

O novo presidente acredita que terá de enfrentar grandes desafios, sendo que a contratação de professores será um objetivo a ser perseguido na sua gestão, uma vez que relaciona-se diretamente com a atividade finalística da Fundação. “Outro, por sua vez, será trabalhar em prol do permanente estímulo às mais variadas formas de parcerias com a iniciativa privada, além, ainda, de modernizar o parque tecnológico e tornar a Utramig cada vez mais conhecida, para alçá-la à condição de destaque. Sem o prejuízo de outros que aparecerão, salienta, também, a necessidade de inovar e incentivar a criatividade dos servidores e todo o pessoal envolvido na nobre atividade fim da Utramig: a educação profissionalizante”, enfatizou.

Paulo Azeredo ressalta que, nas últimas duas décadas, o Brasil assistiu a um crescimento quase exponencial na oferta de cursos superiores, o que, por consequência, mais dia menos dia, causaria uma saturação no mercado de trabalho, resultado da grande oferta de profissionais. “Por outro lado, a procura por profissionais de nível técnico aumentou, mas poucos candidatos a emprego e/ou trabalho possuíam e possuem tal qualificação frente às vagas divulgadas. Nesse sentido, a educação profissionalizante está relacionada não apenas com o primeiro emprego, afigura-se, na realidade, como um elemento propulsor que permitirá ao técnico desenvolver uma carreira na própria área de formação ou até mesmo optar por outro caminho; ademais, a educação profissionalizante exerce predominante papel no setor produtivo, seja no âmbito de indústrias ou na prestação de serviços específicos, como é o caso, por exemplo, do técnico em enfermagem e do técnico em análises clínicas”, reforçou.

O presidente da Utramig destacou que o trabalho desempenhado pela instituição é fundamental, já que visa inserir jovens nas diversas plataformas de trabalho, inclusive virtuais. “Vale acrescentar que a crise e o desemprego acentuados pela pandemia motivaram jovens e outros a qualificarem-se na busca da primeira atividade profissional. No âmbito do Estado de Minas Gerais, a Utramig, certamente, exerce esse relevante papel social e que, como dito, transforma significativamente a vida das pessoas, permitindo-as nutrir um sentimento de pertencimento e responsabilidade na sociedade”, resumiu Paulo.

O fortalecimento da Utramig é uma motivação que o novo presidente faz questão de enfatizar. Para tornar essa proposta em ação efetiva, o gestor lembra as dificuldades enfrentadas pelo Estado. “Não poderia deixar de mencionar que o Governo do Estado de Minas Gerais, apesar das dificuldades econômicas, atua em prol do desenvolvimento social e da população mais vulnerável. Sob esse enfoque, registro que a principal ação de desenvolvimento da marca Utramig será ampliar seu espectro de alcance, primeiramente, para a população mineira e, é claro, para o seu público alvo: os alunos. Outra ação que se mostrará muito eficaz e será estimulada diuturnamente, é a necessária aproximação da Utramig com o setor produtivo, industrial e de serviços”.

Futuro

Paulo Azeredo faz questão de deixar claro que cargos e pessoas nas instituições são transitórios; mas um legado, não. Para deixar a própria marca, o presidente acredita que será necessário ser criativo, empreender e, acima de tudo, ter muita coragem. “A marca que pretendo deixar é a de um presidente que dialoga com os servidores, com a sociedade e, também, e, muito especialmente, com a iniciativa privada nos mais diversos níveis. Um cara que corre atrás de melhorias para a Fundação e não mede esforços para a Utramig”. Para atingir esse objetivo, ele enaltece a importância de parcerias. “Nessa perspectiva, é inegável que o setor público e o privado devem caminhar de mãos dadas, cada qual, é evidente, com suas particularidades. Por isso, pretendo ousar e empreender, respeitando a individualidade, a criatividade e o profissionalismo de cada servidor, sem, contudo, abrir mão de fazer a Fundação ascender em relevância e significância para os alunos, o setor produtivo e a sociedade”, finalizou.

Para entrar em contato com o presidente da Utramig, o e-mail é paulo.azeredo@utramig.mg.gov.br