Projeto de vida da Utramig realiza mais um encontro virtual para discutir os caminhos da empregabilidade.

O que o mercado de trabalho busca em um profissional? É possível ser um profissional insubstituível? Se as perguntas produzem inquietação no quesito empregabilidade, tem sido a partir destes e de outros questionamentos a base do trabalho desenvolvido pelo setor psicossocial da Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais – Utramig para o alinhamento de ações que venham nortear a formação dos futuros profissionais que passam pela Fundação garantindo a eles – não apenas a formação técnica exigida pelo mercado (a chamada “hard skills”), mas também as habilidades interpessoais – ou soft “skills” – tão evidenciadas – sobretudo – neste período pós pandemia.

Desde fevereiro deste ano compondo a equipe de gestão da Utramig, esse tem sido o caminho adotado pela Assistente Social – Roberta Andrade e pela psicopedagoga Aline Leite para oferecer algo bem maior na formação profissionalizante daqueles que escolhem a Fundação como início da carreira profissional. “Depois de levantamentos e estudos que fizemos na Utramig com alunos e ex-alunos (hoje, no mercado) conseguimos enxergar um diagnóstico que, entre outros fatores, sinalizou a necessidade de oferecermos novas percepções e olhares que estão sendo exigidos por esse disputado e competitivo mercado atual. Competências que não estão voltadas apenas para o conhecimento técnico, mas relacionadas aos valores pessoais e comportamentais que esses profissionais levam para o mercado e que os fazem superar os desafios impostas como trabalhar em equipe, ter uma boa comunicação, ser criativo, ter resiliência e outras habilidades essenciais neste complexo ambiente profissional”, aponta a Assistente Social Roberta.

E o caminho do trabalho desenvolvido pelas “super meninas” (assim carinhosamente chamadas pelos alunos no Projeto de Vida) já vêm dando frutos. Numa integração conjunta com a Diretoria de Qualificação e Extensão da Utramig, aulas virtuais que abordam os temas ligados ao soft skills têm sido inseridas na grade curricular do aprendizado profissionalizante a partir da realização das tradicionais ”lives” conduzidas por Roberta e Aline.

A última iniciativa trouxe como tema “A minha história sou eu que faço : trilhando caminhos e (re) organizando o Projeto de Vida. Já na live desta quarta-feira, a nova abordagem retratou “O que o mercado de trabalho busca em um profissional? Soft Skills” e reuniu como convidadas as ex-alunas (os) da Utramig – Daianny Vieira de Assis (Analista de Infraestrutura da Promed), Jaqueline Aguiar (Téc. Laboratório do Hospital Odilon Behrens), e Jader do Sacramento Lopes (Técnico em Informática da Oncomed BH) além de duas convidadas: a Analista e a Coordenadora de Suprimentos Kérsya Mota e Eliana Habenchus, respectivamente.

Durante o encontro (e por quase duas horas), conduzidos por Roberta e Aline, profissionais e alunos compartilharam suas vivências, aprendizados com muitos questionamentos feitos por alunos e outros convidados. O resultado não poderia ser outro: satisfação comum daqueles que dividem e de quem recebeu o que foi compartilhado. Participante, a técnica de Segurança do Trabalho Rosimeire Fagundes Oliveira fez questão de elogiar a iniciativa e resumiu sua participação com uma frase inspiradora pela adoção da iniciativa por pate da Fundação “A Utramig sempre impactou famílias. Muito bom participar de mais essa bela iniciativa”, disse. Contentamento expresso em palavras que sinaliza um caminho promissor. “Esse foi o último trabalho realizado pelo projeto de Vida em 2021. E, neste nosso último encontro ficou – mais uma vez – muito claro prá nós da área psicossocial o quanto esse trabalho coletivo ( envolvendo profissionais e alunos) tem sido e será importante na formação daqueles que estão ou irão entrar no mercado de trabalho. Estamos plenamente convencidas de que a visão oferecida pelo soft skills aos alunos da Utramig será essencial na formação deles e um diferencial competitivo que vai muito além do conhecimento técnico.” reiterou a psicopedagoga Aline.

O presidente da Utramig fez questão de enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto de Vida. “O cuidado com as pessoas é algo que, sem dúvida alguma, tem reflexos nas ações de cada uma delas, seja na vida pessoal ou profissional. Nesse sentido, garantir que o aluno conclua seu curso na Utramig levando em sua formação toda essa bagagem proposta pelo soft skills é um passo a mais que damos para proporcionar segurança e credibilidade ao contratante que, cada vez mais, busca colaboradores que somem ao negócio com a habilidade técnica exigida mas também com princípios e valores consistentes.”. concluiu Paulo Azeredo.