Alunos de Eletrônica montam Circuito Fechado de TV

Montar e operar um sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) foram os aprendizados e desafios que tiveram os alunos da 3ª etapa do curso técnico em Eletrônica logo na primeira semana de aulas em laboratório. Segundo o professor Hélio Nonato, a iniciativa de propiciar essa experiência aos estudantes foi para incentivá-los “ao empreendedorismo, a criarem sua própria empresa ou capacitando-se para atuarem no mercado de trabalho”. A experiência aconteceu na sexta-feira, 20 de agosto.

O professor, que é presidente Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – Departamento de Minas Gerais (ABEE-MG), explicou que o sistema de CFTV visa o monitoramento dos ambientes diversos, seja residencial, comercial, industrial, de serviços, hospitalares, entre outros. “A alta demanda de CFTV no mercado atual e a facilidade de aquisição do material necessário justificou a realização desta montagem”, detalhou o professor, que fez questão de agradecer à empresa CEITEL pelo empréstimo dos produtos necessários à montagem e também pelo apoio a outras iniciativas técnicas da UTRAMIG.

Confira mais fotos no Instagram da Utramig (já segue a gente?)

O presidente da UTRAMIG, Paulo Henrique Azeredo Nascimento, acompanhado da chefe de Gabinete, Cristiane Simão Sadi, e do diretor de Qualificação e Extensão, Rogério Luis Massensini, fez questão de acompanhar o funcionamento do sistema pensado e operado pelos alunos. “Fiquei encantado com o resultado, com o sistema funcionando, e com o grau de comprometimento dos alunos e do professor”, enfatizou o presidente.

Paulo Azeredo reforçou a importância da relação entre o aprendizado nos laboratórios e as necessidades do mercado de trabalho. “A iniciativa do professor Hélio conjuga as ambições da UTRAMIG, pois une o que há de mais moderno na área e ainda estabelece relações com empresas e instituições que poderão absorver esses futuros profissionais, quando finalizarem o curso”, enalteceu o presidente.

O professor Hélio Nonato avalia que a presença da direção da UTRAMIG na aula foi um incentivo a mais. “Essa proximidade da direção com os alunos e professores valoriza e incentiva o trabalho na UTRAMIG. E toda comunidade é beneficiada”, assinalou o docente.