Utramig institui grupo de trabalho para elaboração do Plano de Integridade.

Mudar sempre foi um verbo desafiador. Seja na vida pessoal ou profissional. Exige compromisso pelo desejo de se superar. Romper barreiras estabelecidas pelos limites que, até então, foram criadas. Na gestão pública, não é diferente. E a mudança da cultura organizacional dos órgãos e entidades que a compõem é uma necessidade e um enorme desafio mas que não deve ser enfrentado a partir de ações isoladas.

E foi pensando na realização deste trabalho que o Governo de Minas criou os planos de Integridade cujo objetivo é a sistematização de ações de governança, da gestão de riscos passando pelos controles internos à gestão de pessoas bem como a prática da transparência que, somadas a outras iniciativas já desenvolvidas, em construção ou que poderão ser adotadas, tem o firme propósito de fortalecimento do ambiente de integridade nos órgãos e entidades da Administração Pública.

Comprometida com essa missão pública – que será construída por muitas mãos – a Utramig, com auxílio da Controladoria Seccional e, em obediência ao Decreto Estadual n. 47.185/2017, começa a se mobilizar para a implantação do plano de integridade na Fundação. E o primeiro passo já foi dado com a instituição de um grupo de trabalho na Utramig.

Formado por um colegiado de gestores engajados na rotina diária da Utramig e membros de controle e fiscalização da gestão pública do Estado, a intenção é que o trabalho de elaboração do plano de integridade da Instituição seja desenvolvido e apresentado dentro do prazo estabelecido.

Comemorando a mobilização de esforços de todos os gestores envolvidos em mais essa iniciativa pública, o presidente da Fundação Utramig, Paulo Henrique Nascimento Azeredo se mostrou otimista com a mobilização bem como dos benefícios que o Plano de Integridade poderá proporcionar na condução dos processos que envolvem a administração pública nos órgãos do Estado. “Temos a convicção de que somar esforços para construir e consolidar mais este conjunto de ações que integrarão o plano de integridade, estaremos fortalecendo e consolidando conceitos e princípios essenciais à gestão do trabalho na Utramig neste que considero mais um importante recurso de fortalecimento da integridade pública no Estado de Minas Gerais”, avaliou o presidente.