Utramig: educação profissional de qualidade que passa pelo orgulho e reconhecimento daqueles que ajudam a construí-la.

Diretor de Qualificação e Extensão (DQE) da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig – Rogério Luís Massensini é um daqueles profissionais que dedicaram boa parte de sua vida acadêmica pensando, entre outras coisas, na utilização do conhecimento em favor das pessoas.

Historiador, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a decisão pessoal de compartilhar todo o aprendizado adquirido por dias, noites e madrugadas de estudo, foi a Utramig. Um grande orgulho para uma Fundação que sabe da missão de promover – aos menos favorecidos – uma educação profissionalizante de alta qualificação.

Na prática, um enorme desafio que se ameniza quando a gestão do trabalho conta com um profissional de tamanha envergadura. diante da responsabilidade de manter a Utramig num patamar de excelência quando o assunto é a oferta de uma educação profissional inovadora e inclusiva para uma sociedade que passou a se comunicar de maneira digital e que, da noite para o dia , teve que saber lidar com os efeitos devastadores trazidos por uma pandemia.

Um novo normal que ditou novas regras com impactos no modelo de oferecer educação. Isso porque, como se não bastasse todas as exigências sanitárias estabelecidas, educar passou a ser um verbo conjugado em – pelo menos – três tempos situacionais: presencial, remoto ou híbrido. E daí, a quebra de muitos paradigmas e a necessidade de sair do lugar comum, inovar, criar, se reiventar. Condição que também passou a valer para a educação profissionalizante num ambiente de vulnerabilidade social que favoreceu, ainda mais, a evasão escolar. E neste contexto, a pergunta é inevitável: é possível qualificar futuros profissionais num ambiente tão desfavorável?

A resposta, quase chega ao extremo da impossibilidade, se diante dela, não houvesse na Utramig uma equipe de profissionais vocacionados a superar todos os limites provocados por uma pandemia. E o doutor Rogério é um desse que, ao lado de uma equipe competente e também mobilizada no desejo de fazer. Que não mede esforços para que a superação seja a receita ideal para vencer tantos obstáculos encontrados pelo caminho. E no esforço desse conceituado profissional que, nos corredores da Fundação Utramig divide sua rotina diária entre reuniões, planejamento estratégico e a tomada de decisões, um alento que dá à Fundação de Educação Profissionalizante, um motivo a mais para se orgulhar: no último dia 14 de outubro, Massensini teve um artigo publicado no Congresso de Tecnologia de Informação – CONTECSI na Universidade de São Paulo, a USP. E o tema, não poderia ser outro: “O uso dos sistemas de Informação durante a pandemia do Covid-19: impactos na Educação”. No documento, o mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFMG defende “que alunos da rede pública precisam de mais suporte para manutenção do direito de acesso à educação em tempos de pandemia”. Entre argumentos sustentados por dados estatísticos criteriosamente levantados, Massensini valida o perfil de jovens pobres de escola pública.“Pelos dados do artigo, conseguimos validar que, diante do desafio de ofertar cursos técnicos de qualidade à alunos em situação de vulnerabilidade social, num contexto de pandemia – que impôs restrições e dificuldades de acesso às aulas pelos alunos – a Utramig tem se colocado a refletir e propor soluções práticas que possam minimizar as dificuldades expostas no contexto. Uma delas é a oferta de chips de celular com pacote de dados. E, considerando a condição vulnerável dos alunos, o desenvolvimento de iniciativas com ações desenvolvidas pelo setor psicopedagógico da Fundação que busca atender tanto alunos quanto familiares, prestando o auxílio psíquico e emocional necessário para o melhor desempenho das atividades escolares junto à Utramig”, argumentou Rogério.

Uma grande satisfação da Utramig que tem à frente da gestão da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais, Paulo Henrique Nascimento Azeredo afirma “que, logo cedo, aprendeu que o mais importante na gestão de qualquer Instituição (sobretudo – a de que tem a missão de oferecer ensino profissionalizante de qualidade como a Utramig), é saber valorizar e reconhecer cada um os talentos – individuais e coletivos – que fazem essa engrenagem funcionar com tamanha aprovação do mercado. Pessoas que tanto contribuem para a consolidação de um trabalho que, no próximo dia 25, somará mais um ano de existência”.diz orgulhoso, Paulo Azeredo

Para ler o artigo completo clique aqui.