UTRAMIG e SENAI/MG: o futuro da educação e do trabalho sustentado pela parceria de ideias e ideais



Parceria. No dicionário, a expressão está associada “a reunião de indivíduos em busca de um objetivo comum”. Conjugada com frequência nas relações diárias estabelecidas pela sociedade, nos últimos anos e, diante das consequências trazidas pela pandemia, a palavra ganhou ainda mais força na perspectiva de uma construção coletiva em favor de um bem comum. Alguém já disse que “ser parceiro é estar à frente”. É aí que a Utramig entra em campo e fortalece sua trajetória de sucesso na educação profissionalizante pavimentando seu caminho com a construção de boas parcerias. E uma delas, está sendo consolidada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai de Minas Gerais.
Nesta quarta- feira (20.10), o Presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig, Dr. Paulo Henrique Azeredo Nascimento e o Coordenador de Ensino à Distância (EAD) da Fundação – Rodrigo Queiroz, fizeram uma visita ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 da unidade do Senai em Contagem (RMBH), parceiro da indústria em sua transformação digital.

Na visita técnica, que segundo Paulo Henrique teve como objetivo “o estreitamento de laços e o início de estudos para possíveis parcerias já em curto/médio prazos”, o presidente e o coordenador de EAD da Fundação Utramig – acompanhados pelo acompanhados pelo gerente de Educação e Tecnologia – Ricardo Aloysio e pela Coordenadora de Educação do SENAI – Alessandra, conheceram de perto a estrutura de salas, laboratórios e o chamado “espaço maker de treinamento” que reúne, entre outros recursos, equipamentos e especialistas focados na qualificação de mão de obra dos profissionais focados na condução do processo voltado à tecnologia 4.0 dentro das fábricas bem como à pesquisa de soluções estratégicas para a nova revolução industrial.

Otimista com o surgimento de uma grande parceria, o coordenador de EAD da Utramig, ficou bastante entusiasmado com o que viu neste que é o único espaço no país dedicado exclusivamente à tecnologia 4.0 e com o pensamento voltado para as necessidades da nossa indústria que reúne estruturas organizadas para atuar de ponta a ponta no processo industrial. “.Na visita, que durou pouco mais de três horas na unidade, foram apresentadas e discutidas questões voltadas para automação, internet das coisas, ciclo de vida dos produtos, capilarização da aprendizagem, soft skills, sala de aula invertida, metodologias ativas e criatividade. Temas de extrema relevância para o futuro das indústrias e das organizações modernas que precisarão se adequar às novas tendências tecnológicas”, ponderou Rodrigo.

Percepção semelhante teve o Presidente da Utramig ao visitar a unidade do Senai de Contagem, que é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina com cursos profissionais para 28 áreas da indústria brasileira que vão desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. ”A aproximação entre a Utramig e o Senai é um daqueles movimentos em que todos ganham: sociedade, mercado, instituições e alunos que, juntos, poderão ser beneficiados por projetos coletivos e pelo alcance que tais projetos podem proporcionar na formação pessoal e profissional das pessoas. Foi uma verdadeira aula sobre Indústria 4.0. E, como ponderou o gerente de Educação e Tecnologia – Ricardo Aloysio, o próximo passo será o mapeamento de nossos portfólios de cursos para traçarmos estratégias e elaborarmos projetos em conjunto”, concluiu Paulo Henrique.