Utramig comemora 55 anos



A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) comemora hoje, 25 de novembro, 55 anos de criação. Os servidores escolheram o lema “Utramig – 55 anos em prol da formação profissional e cidadã” e o Selo abaixo, que estarão nas peças de comunicação da instituição.

Avatar_55-1
Criada com a missão de formar profissionais com foco na educação integral do cidadão, visando sua autonomia e inserção no mundo do trabalho, a história da Fundação as projeções para o seu futuro são motivos para essa celebração.

Hoje são ofertados seis cursos técnicos de nível médio: Análises Clínicas, Eletrônica, Enfermagem,Informática, Multimídia, Segurança do Trabalho e Sistema de Transmissão, com previsão de novas especialidades técnicas para 2021.

Em 2013, a Utramig começou a ofertar cursos na modalidade de ensino a distância. Inicialmente, apenas cursos de qualificação e capacitação, mas em 2016 a instituição inovou e realizou cursos técnicos em Informática e em Segurança do Trabalho para pessoas que estão em privação de liberdade.

Localizada na avenida Afonso Pena, a Utramig começou sua trajetória na rua Joanésia, no bairro Serra. A mudança para o atual endereço aconteceu em 1972, após a doação do terreno pela Prefeitura de Belo Horizonte e obtenção de recursos junto ao governo Federal.

A Utramig está vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Junto à subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), a Utramig busca contribuir com a promoção do desenvolvimento social do estado por meio de políticas públicas de educação profissional, fomentando o trabalho, emprego, geração de renda, empreendedorismo e economia popular solidária.