Utramig celebra com prefeituras de Minas lançamento do Programa de Interiorização da Educação.

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig deu um importante passo na expansão da educação profissionalizante em Minas Gerais. Foi lançado na manhã desta terça (14.12), o Pacto pela Profissionalização ou Projeto de Interiorização da educação profissionalizante. Alinhado à visão da Fundação Utramig – de promover cursos técnicos e de qualificação profissional para comunidades em situação de vulnerabilidade social, o Projeto vai contemplar – inicialmente – 13 prefeituras de Minas Gerais.

Os acordos de parceria foram celebrados nos últimos meses e os próprios prefeitos foram os responsáveis pelos levantamentos das necessidades dos cursos a serem ministrados. E diante de demanda espontânea, enquanto a Utramig oferece – de forma gratuita – conteúdos dos cursos disponíveis em sua plataforma virtual. Gestores municipais garantem o profissional e o local onde as aulas serão ministradas.
Ao todo serão cerca de 700 cursos de qualificação – na modalidade de ensino à distância (EAD) – em 14 áreas de formação voltadas para os segmentos da saúde, da tecnologia, da logística, de recursos humanos, do setor financeiro, do empreendedorismo e outros que vão garantir a necessária capacitação de membros selecionados nas comunidades locais, sem grandes impactos financeiros para os gestores municipais.

O Pacto foi assinado no auditório da Fundação UTramig que reuniu – de presencial e virtual – gestores da Fundação, representantes dos poderes Legislativo Estadual e Federal e prefeitos dos municípios participantes do projeto localizados nas regiões central, centro oeste de minas, Campo das Vertentes, da Zona da Mata Mineira e municípios dos Vales do Mucuri, do Alto Jequitinhonha, do Vale do Rio doce e outros que- em comum – tem baixo ou médio Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH. .

Num ambiente de expectativa e ansiedade pelo inicio das atividades, a assinatura do Pacto foi bastante celebrada por todos os participantes da solenidade. Em especial pelos gestores e colaboradores da Utramig que – ao completar 56 anos de existência agora em novembro – vê o trabalho e a consolidada experiência de oferecer cursos técnicos e de qualificação profissional, avançar Minas adentro.

“Estamos felizes por este momento tão significativo da educação profissionalizante. E a certeza de que estamos no caminho certo é que, tão logo foi lançado, o programa já desperta enorme interesse de outras cidades mineiras em razão da grande carência de educação profissionalizante nos municípios. E queremos avançar e alcançar outras cidades e regiões do Estado. Razão para desde já, celebrarmos esse primeiro e importante passo de profissionalização da educação rumo ao interior do Estado. Por termos a convicção de que pessoas qualificadas empreendem melhor e atraem mais investimentos para as regiões contempladas por esse tipo de iniciativa que está alinhada à política formulada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) cujo objetivo é o de atender, prioritariamente, pessoas de comunidades que estejam em maior grau de vulnerabilidade social e econômica”, destacou – com satisfação e esperança- o Presidente da Fundação Utramig, Paulo Azeredo.