Fundação Utramig 2021: lugar de Celebração e conquistas!

Depois de meses de dedicação e encarando uma grave pandemia, o grande dia – finalmente – chegou! A conclusão do curso profissionalizante na Fundação Utramig, Agora, uma realidade. Hora de receber o certificado, o canudo. E o momento que antecede a imaginação de como será o futuro dali em diante, tem um capítulo inicial merecedor de toda pompa e circunstância pela ocasião da conquista em questão: a formatura!

Momento especial – e tão aguardado – de ver e celebrar – ao lado dos colegas de curso – o resultado de todo esforço e dedicação empenhados diante do objetivo pessoal traçado. E para que o momento seja comemorado, na proporção da vitória atingida, um novo movimento tem início: o da preparação para a “colação de grau”, a certificação. Para ele, se reúne em grupo. Discute com a comissão cada um dos detalhes que envolvem esse dia tão aguardado (por ele e pela família). Aluga a beca, Experimenta. Ajusta no corpo. Separa uma roupa especial. Conta para os amigos. Convida os pais, os avós, os irmãos, o namorado, a namorada.

Prepara o discurso de agradecimento de forma criteriosa (para não se esquecer de ninguém). Ensaia como será a leitura do juramento. Imagina como será o dia, ou melhor, a noite. Descobre e admira a cor da faixa que virá na cintura pelo curso escolhido. Já até imagina a foto já com o capelo na cabeça. Faz caras e bocas diante do espelho e começar a sorrir sozinho(a). Tudo por imaginar como serão as fotos: Individuais, com os – agora – colegas de ofício. E, em família. Passa um filme na cabeça. Na memória, resgata um pouco de tudo o que viveu pelo caminho (sejam eles presenciais, de forma remota ou do ensino à distância) lembrando dos desafios enfrentados para superar cada um dos obstáculos que surgiram ao longo do aprendizado: o desânimo, a vontade de jogar tudo pro alto e da sensação de que a falta de recursos irai interromper a caminhada. Dias de sol. De chuva. Frio. Calor. De ônibus cheio. Lotado! De alegria. De insegurança. De incertezas. De aprendizado. De levantar e admitir que precisava de ajuda. Trajeto feito em pé e, não raras as vezes, assentado.

Se recorda – com nostalgia – daqueles que ficaram pelo caminho. Torce para que se reencontrem e sorri por saber que chegou lá. Conta as horas,os minutos por saber que o momento é mesmo mágico, especial. E, talvez, único. Se prepara para receber abraços, palavras de carinho. Tem seu nome chamado para o momento mais esperado: o da certificação! Agora, profissional no ofício escolhido. Volta para o lugar de origem e, num último ato ao lado dos colegas de curso, joga o capelo pra cima e comemora com toda a alegria possível. A noite é de festa! Vale toda a comemoração.Seja de forma presencial ou remota, Foram exatamente assim os dias 1, 2 e 6 de dezembro no Instituto de Educação de Minas Gerais e diante de um aplicativo,as formaturas realizadas pela Fundação Utramig para celebrar as conquistas dos alunos dos cursos de Análises Clínicas, Informática, Sistemas de Transmissão, Programador Web. Enfermagem, Segurança do Trabalho, Programador de Sistemas, Multimídia. Dias que ficarão para sempre nas lembranças daqueles que participaram das emocionantes comemorações em razão das conquistas – individuais e coletivas – alcançadas.

Ao todo, quase 300 novos formandos. Com histórias e relatos de quem vive na zona rural e, teve que persistir mesmo diante da ausência do sinal de telefonia móvel. Gente da capital. De comunidade. Que mesmo vivendo longe das melhores condições de favorecimento ao aprendizado, chegou lá. E se orgulhw do feito alcançado. Seja em 2020 ou 2021. E que, na conclusão do curso fez questão de reconhecer o empenho de cada um daqueles que fazem, da Utramig um lugar de oportunidades. De realização de sonhos. De começos e recomeços. De escolha. De esperança. Agora, profissionais! Como guerreiros que aprenderam a importância de lutar, forjados com a melhor e mais transformadora de todas as armas que alguém pode conquistar: a educação!

Alicerce daqueles que sabem o real sentido do aprender para transformar. As fotos são registros que descrevem – quase com exatidão – o que as palavras tentam contar. Parabéns aos formandos. Que venham as próximas formaturas…