Mostra Tecnológica 2021 – 2º semestre

Realizada a cada semestre na Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais, Utramig, a Mostra Tecnológica é considerada por ela um “divisor de águas” no contexto do aprendizado profissionalizante. Momento ímpar do saber, por colocar, frente a frente, a teoria e a prática do aprendizado recebido por alunos e alunas na Instituição. É a oportunidade que a Utramig tem de reconhecer e valorizar todo o conhecimento compartilhado com o estudante que, por sua vez, tem o desafio de representá-lo através do desenvolvimento e apresentação de um projeto que esteja alinhado ao que foi proposto no Plano de Curso de formação do(a) aluno(a).

Em 2020, com os desafios impostos pela COVID-19, o evento ganhou um novo formato, remoto, tornando-se também o espaço para discussão de temas de relevância.

Neste 2º semestre de 2021, o tema central a ser discutido, por meio de palestras, será o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, ou ODS 4 – Educação de Qualidade – cuja abordagem se dará na perspectiva do ensino profissionalizante, foco da Utramig, que vê na formação profissional uma ferramenta de desenvolvimento e inserção social.

O ODS 4 integra a chamada Agenda 2030, um plano de ação global da Organização das Nações Unidas, ONU, que prevê – em suas diretrizes – um conjunto de 17 objetivos, cada um deles contendo metas, que, se cumpridas pelos países, trarão como resultado um mundo mais justo, inclusivo e sustentável para todos e todas.

Para participar do evento, alunos e convidados devem se inscrever através da plataforma Sympla, (clique aqui).

NOSSA PROGRAMAÇÃO:

• 24/11, quarta-feira:
    • 13:50 – Abertura da Mostra Tecnológica
    • 14:00 – Palestra “ODS? Agenda 2030? O que eu tenho a ver com isso?”com Wesley Matheus Oliveira (Observatório de Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado de Minas Gerais, SEDESE)
    • 15:00 – Apresentação dos projetos do curso Técnico em Sistemas de Transmissão
    • 16:10 – Intervalo
    • 16:20 – Apresentação dos projetos do curso Técnico em Eletrônica
    • 17:30 – Encerramento
  • 25/11, quinta-feira:
    • 13:50 – Abertura do dia
    • 14:00 – Palestra “Porquê e como aprender tecnologia”, com Lucília Regina de Souza Machado (Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação, Nete, UFMG)
    • 15:00 – Apresentação dos projetos do curso Técnico em Informática