II Seminário de Educação e Trabalho movimenta a Utramig

Slider

Os professores da Utramig tiveram um sábado de aprendizado e crescimento profissional no dia 28 de outubro. Na data aconteceu o II Seminário de Educação e Trabalho da Utramig, que reuniu os docentes da sede e da unidade de Nova Lima.

A manhã começou com um delicioso café de boas vindas, preparado com todo cuidado para que os participantes se sentissem acolhidos. O momento foi embalado pela linda voz de Andreza Cristina Oliveira Gomes Anjos, ex-aluna do curso Técnico em Telecomunicações, que foi acompanhada pelo violão de Bruno, primo de Andreza, parceiro em outras atividades da Utramig.
Logo em seguida, já no auditório, a professora Juliceli Oliveira apresentou o vídeo ‘Aprendizado’, que representava não somente o significado do evento, mas também a importância de que todos, educadores ou não, estejam sempre abertos a aprender.

A presidente da Utramig, Vera Victer, e a diretora de Ensino e Pesquisa, Silvana Nascimento, falaram em seguida, demonstrando a importância do seminário e quanto significaria para a prática profissional de cada um dos presentes os temas que seriam ali discutidos: Novo Ensino Médio e Humanização na Escola.

A primeira palestra, proferida por Antônio Eurípedes Rosa Motta, teve como tema o Novo Ensino Médio e como o mesmo está sendo desenvolvido na prática. Antônio falou sobre ensino integral e integrado, detalhou as diferenças entre os dois e como o aluno teve importância no processo de escolha das disciplinas a serem trabalhadas na nova modalidade de ensino médio e dos cursos técnicos que estão sendo ofertados nas escolas públicas estaduais. Ele detalhou leis, falou sobre o processo de escolha dos professores que envolve, inclusive, uma banca para avaliação de competências que vão além daquelas descritas nos documentos apresentados durante a inscrição para a designação.

O intervalo foi marcado por reflexão e emoção: um vídeo da aluna da 1ª etapa do curso Técnico em Biotecnologia Linda Kelly Lourenço Dias declamando seu poema ‘Fome’. A poesia representava a vontade do aluno de aprender e a importância do professor neste processo. Enquanto ressova a voz de Linda, ao fundo imagens de atividades desenvolvidas na Utramig eram apresentadas.

Mas não foi somente isto. Logo depois, Rebeca Gonçalves Coelho, aluna da 2ª etapa do curso Técnico em Análises Clínicas, brindou os presentes com um cordel de Bráulio Bessa, que enfatizava a força do professor. “Foi um momento lindo e não teve quem não se emocionou com Rebeca, que fez questão de vir vestida a caráter, para tornar o momento ainda mais lúdico”, declarou Juliceli.

O que é ser professor?

Para encerrar este momento, carinhosamente chamado pela equipe de organização de ‘Momento Sacolejo’, todos os presentes tiveram que responder, em uma única palavra, o que é ser professor. As respostas estão em um painel que ficará a vista nos corredores da Utramig.

Para finalizar esta manhã tão rica, a doutora Helena Maria Gomes Queiroz falou sobre a importância dos professores serem socialmente responsáveis em relação a cada um dos stakeholderes, ou seja, públicos de relacionamento. A responsabilidade social pode, e deve, ser traduzida por generosidade, empatia. No caso dos professores, a generosidade, a empatia, com os colegas de trabalho, com os alunos.” Principalmente, em um momento de tantos desafios para a própria instituição, que vem recebendo um perfil de público diferente. Se antes recebíamos uma grande maioria de alunos já adultos, com o ensino médio completo e já alguma experiência no mercado de trabalho, hoje recebemos muitos adolescentes, ainda cursando o ensino médio, o que faz com que nossa prática diária necessite de adequações”, declarou a professora.