Fundação Utramig: alçando voos mais altos por uma educação transformadora!

2022 começou e nos primeiro dias de janeiro a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais trabalha para subir – ainda mais – seu patamar de excelência e inovação na oferta dos cursos profissionalizantes de qualificação e técnicos oferecidos pela instituição. E alcançar essa meta tem a ver com um propósito maior: com uma educação transformadora!

E foi em busca desse objetivo que a Utramig moveu esforços e deu o pontapé inicial para promover uma ampla mudança na gestão do trabalho realizado pela Fundação diante do novo cenário e tendo os olhos voltados na preparação dos futuros profissionais desse novo mercado de trabalho formado com a pandemia. O novo normal que tem reflexos diretos na empregabilidade, que exige saber lidar com as constantes mudanças ocorridas nos mercados do Brasil e do mundo, Uma exigência diária e constante nesta desafiadora lição de quem que levar educação profissional de qualidade, seja ela, presencial, remota ou híbrida. Cenários desses novos tempos que exigem um olhar contextualizado e uma nova postura daqueles que – à frente do ofício de educar – se aventuram a percorrer. Conscientização que busca o aperfeiçoamento olhando para dentro de si, para a própria casa.

E foi em busca dessa educação transformadora aliada a parceiros comprometidos com essa nova ordem do dia que a Fundação Utramig – em parceria com o Instituto Excelência Gestão e Cultura e a Seall – uma startup que auxilia organizações a fortalecerem os seus legados por meio de uma gestão estratégica e inovadora do impacto socioambiental e econômico – deram as mãos para, juntos, construírem uma jornada transformadora da educação diante de mundo de está em constante mudança.

O trabalho teve início nesta quarta-feira (19) quando diretores, servidores, bolsistas e colaboradores MGS participaram do 1º Workshop intitulado “Educação Transformadora”. Nele, o primeiro de uma série de encontros que irão ocorrer na fundação – com o objetivo de fazer uma gestão alinhada ao compromisso de adotar uma nova mentalidade. A chamada disrupção, que se propõe a quebrar paradigmas e promover a interrupção do curso normal de um processo fazendo criando uma educação profissionalizante com mais ações e atitudes deixando de lado o campo dos desejos com a reciclagem dos perfis profissionais da educação tendo a inovação como parte de um processo onde cada um é parte dessa construção.

Realizado no auditório da Instituição – o evento foi bastante movimentado com interações constantes com os palestrantes – Renata Lemos e Gabriella Farolla – e na participação de dinâmicas de grupo. Conceitos como soft e hard skills, habilidades sociais, inteligência emocional, a antecipação de cenários, a proatividade e agilidade alinhadas à capacidade de inovar, de aprender continuamente com a adoção de uma mentalidade de crescimento, também foram temas abordados e que serão amplamente debatidos aos longos de outros encontros que virão.

Incentivadores dessa nova visão a ser implementada na Fundação Utramig, o diretor de Qualificação e Extensão – Professor Rogério Luís Massensini e o presidente da instituição – Paulo Henrique Azeredo Nascimento – ficaram animados com os resultados já alcançados neste primeiro encontro. Massensini destacou a importância do engajamento dos participantes “diante desse novo desafio a ser superado, de forma coletiva, para que a Utramig alcance seu propósito de oferecer formação profissional alinhada ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável previstos na agenda 2030”, destacou Rogério. Já o presidente – Paulo Azeredo – ponderou sobre a importância da iniciativa e dos impactos positivos que o trabalho trará alicerçado na missão que a Fundação tem de proporcionar educação profissional alinhada aos novos tempos e consolidar – ainda mais – o seu relevante papel de agente transformador da sociedade mineira e brasileira. Lição que começamos a discutir e a desenvolver dentro de casa, com a participação de todos”, concluiu Azeredo.

Os trabalhos só começaram. E os participantes ficaram bastante empolgados. Tudo porque a Fundação Utramig quer alçar voos mais altos. Em busca de uma educação transformadora! .