Perspectiva 2022 – Utramig e REDETV juntas pela educação que supera desafios e transforma.

No penúltimo dia de 2021 (quando 2022 já batia às portas), a Fundação Utramig recebeu um precioso convite: participar de um programa especial de televisão (exibido em rede nacional) pela REDETV, intitulado “Perspectiva 2022”. Com quase duas horas de duração, a intenção macro da emissora era repercutir – dentre os mais variados temas relacionados ao cotidiano da sociedade brasileira – o ano que passou – 2021 – e os reflexos dele agora, em 2022.

As matérias, produzidas pelas “praças” (cidades), seguiram uma direção de produção nacional e coube à praça (emissora) de Belo Horizonte, o desafio de falar sobre um dos temas de maior relevância da atualidade:a educação! Se o assunto, por si só, já é extremamente desafiador, falar dos prejuízos provocados pela pandemia à educação em 2021 e estabelecer uma perspectiva de retomada e/ou melhora dos processos de aprendizagem neste ambiente social (de novas variantes, como a ômicron), suas implicações e perspectivas para 2022, era algo que exigiria sensibilidade do experiente jornalista Rodrigo Cabral.

E foi nesta missão, proposta ao profissional, que embarcamos juntos. Nós – Fundação Utramig – prontos para contextualizar o cenário vigente e suas perspectivas de futuro no campo da educação profissionalizante em Minas Gerais. Engajados, nesta ótica, comum a todo tipo de educação oferecida no país, tivemos a chance de mostrar as alternativas e caminhos encontrados pela Fundação Utramig para que o formação educação profissionalizante – tão relevante quando abordado sob a ótica da empregabilidade e da retomada da economia – não ficasse ainda mais prejudicada. Para isso, mostramos o trabalho realizado, as maneiras encontradas para que o ensino – prioritariamente- voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade social – fosse comprometido por um inimigo oculto (vírus) difícil de ser combatido.

Sem negociar princípios e com muita criatividade (sobretudo, os sanitários), encontramos os caminhos que nos permitiram não só prosseguir com nossa missão, mas ir além, oferecendo aos nossos alunos algo que extrapola a formação educacional profissionalizante, quando – num cenário desfavorável – criamos ferramentas de acolhimento e amparo na formação educacional e comportamental de quem sabe a importância de se manter empregado pela adoção de comportamentos profissionalmente corretos e esperados por qualquer organização. Na reportagem de alguns minutos exigida, um flash do trabalho realizado pela Fundação Utramig ao longo dos seus 56 anos de existência.

Uma pequena janela. A primeira, de muitas que virão. Afinal de contas, as boas práticas da educação adotadas pela Fundação Utramig e outras instituições de ensino sempre foram e serão inspiração de boas reportagens. Nossa gratidão ao Eduardo Camanho (editor-chefe da REDETV em Belo Horizonte), ao repórter Rodrigo Cabral, ao cinegrafista Ronaldo e à toda equipe de produção da emissora.

A Fundação Utramig estará sempre de portas abertas para contribuir com histórias de superação que inspirem a sociedade mineira, brasileia e mundial tendo a educação profissionalizante como protagonista dessa missão de levar informação e aprendizado capaz de transformar. Assista ao vídeo.

Paulo Henrique Azeredo Nascimento – Presidente da Fundação Utramig.

WhatsApp Image 2022-01-04 at 16.32.36