Alunos desenvolvem protótipo que auxilia cegos

Azul para papel, vermelho para plástico, verde para vidro, amarelo para metal, marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduo geral não reciclável ou misturado. Todo mundo sabe – ou deveria saber – as cores da reciclagem. E os cegos, como eles vão diferenciar as cores dos recipientes? Pensando nisso, os alunos da terceira etapa do curso técnico em Informática da Utramig desenvolveram o projeto “Ouça e Recicle”, para integrar pessoas com deficiência visual no processo de coleta seletiva.

A aluna Talita Aline Moreira explica o funcionamento do sistema: um sensor de ultrassom é adaptado aos coletores de materiais recicláveis. Quando a pessoa se aproxima do coletor, este emite um som com o nome da cor e o tipo de produto que pode ser dispensado.

O Projeto Ouça e Recicle será apresentado durante o Circuito Integrado: Escola, Trabalho, Saber e Formação, que acontecerá de 3 a 5 de julho, na Utramig. Durante os três dias de evento, uma série de atividades, que vão desde palestras a realização de exames laboratoriais, irão movimentar o cotidiano da escola.

Para a presidente da Utramig, Patricia Braga, o Circuito Integrado é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos da instituição, além de promover a pesquisa no âmbito da escola. “Os alunos se prepararam ao longo do semestre para este momento. No Circuito Integrado, eles apresentam os trabalhos que desenvolveram, fruto do esforço e da dedicação de todos, nas diversas áreas de conhecimento”.

Confira, abaixo, a programação do Circuito Integrado: Escola, Trabalho, Saber e Formação.

Circuito Integrado Utramig 2019 dia 3Circuito Integrado Utramig 2019 dia 4Circuito Integrado Utramig 2019 dia 5