Alunos assistem no Mineirão jogo da Copa América



Uma turma de alunos da Utramig teve a oportunidade de assistir ao confronto entre Equador e Japão, pela Copa América, nesta segunda-feira (24/06). Os ingressos, cedidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) a projetos sociais, foram sorteados entre os bolsistas dos cursos técnicos do Pronatec/Mediotec da instituição.

Para Talita Kimberlym Mota Ferreira, aluna do curso de Segurança do Trabalho, a emoção começou antes da partida. “Foi uma ótima notícia ser sorteada, pois nunca fui a um jogo de seleções e nem da Copa América”, relata. Ela estava acompanhada do pai e conta que não fosse a promoção “não teria esta experiência”.

Para a presidente da Utramig, Patricia Braga, a participação dos estudantes foi uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre os alunos e a Fundação, além disso reforça o alinhamento entre instituição e a Secretaria. “O convite da Secretaria de propiciar aos alunos esta experiência nos deixou muito felizes. O nosso objetivo é aprofundar este diálogo com a Sedese para promover oportunidades para os alunos, além de criar uma maior aproximação nas ações conjuntas”, enfatizou.

Quem também aproveitou a oportunidade de acompanhar o jogo com a filha foi Walquíria Rodrigues de Jesus Silva, mãe da estudante de Meio Ambiente Tainá Rodrigues de Jesus Silva. “Sou apaixonada por futebol e foi ótimo desfrutar desse momento com a Tainá”, celebrou Waquíria, acrescentando que a filha ficou encantada com o jogo no estádio – e também por ser internacional, o que a possibilitou a “conhecer culturas diferentes”. A mãe agradeceu a oportunidade afirmando que “se não fosse o apoio da escola não sei quando teria condições de conhecer o novo estádio”.

Quem também esteve pela primeira vez no estádio revitalizado foi Kevin Wallace Cidrão Santiago. “Achei muito bom, pois nunca tinha ido em um estádio para assistir um jogo. Só conhecia ele por fora, mas pela parte de dentro foi a primeira vez”, comemorou o estudante, que levou um primo para assistir a partida.

Experiência única

Em meio a fotos e torcida dividida, Juliano Silva de Souza se divertiu ao lado do pai, que “há muito tempo não ia ao Mineirão”, contou. O aluno do curso de Eletrônica, em Nova Lima, que não conhecia o estádio disse “foi uma experiência nova única, muito legal, uma experiência ótima”.
“A vivência do aprendizado não se limita a sala de aula. Temos que sempre buscar iniciativas e meios de formar melhores profissionais e também cidadãos comprometidos com o país”, declarou a presidente da Fundação.

O aluno do curso de Informática João Vitor Arruda da Cruz viu no jogo uma forma de aprender. “Foi uma experiência muito legal, bom para conhecer pessoas de outras culturas, outros idiomas e outras características bem enriquecedoras”. Para ele, que nunca tinha assistido um jogo de uma seleção de futebol, a ação deveria “acontecer outras vezes, não só para o esporte, mas também para outras áreas”.