Alunos da Utramig participam de visita técnica na Gruta da Lapinha



Os alunolapinha 2s da 1ª etapa do curso Técnico de Meio Ambiente participaram, no fim de maio, de visita técnica no Parque Estadual do Sumidouro e na Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa.

A visita foi acompanhada pelos professores Henrique Costa e Maria Cristina, além da supervisora pedagógica Laila Dias. Os alunos foram recebidos no Centro de Educação Ambiental do Parque Estadual do Sumidouro (Casa João Fernandes), onde receberam orientações e uma palestra sobre a região cárstica* de Minas Gerais e sua importância no processo de Licenciamento Ambiental.

Segundo o Henrique Costa, a visita visou desenvolver nos alunos o “cotidiano de um técnico ambiental em uma área nova do licenciamento ambiental, a espeleologia (estudo de cavernas). Além de promover uma maior vivência dos conteúdos da sala de aula e o contato com a realidade de um técnico”.

Os estudantes percorreram uma trilha até a Lagoa do Sumidouro. No local, tiveram a oportunidade de observarem as pinturas rupestres, a vegetação característica da região, a importância da preservação da fauna local. Os responsáveis pelo parque também abordaram a quantidade de cavernas da região e como elas são fundamentais para os estudos de antropologia, arqueologia e paleontologia mundial.

Após a trilha até a lagoa do Sumidouro, os alunos visitaram o Museu Gruta da Lapinha, onde conheceram um pouco da vida de Peter Lund, naturalista Dinamarquês, que explorou as cavernas da região e é considerado o pai da paleontologia no Brasil. Na sala dos fósseis do museu puderam conferir o grande acervo de fósseis encontrados na região. Segundo o professor Henrique, eles ainda visitaram a Gruta da Lapinha e entraram em cavernas para observar a formação, a constituição mineral e o relevo da região.
* Cárstico é um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, dolinas, vale seco vale cegos, cones cársticos, rios subterrâneos, canhões fluviocársicos, paredões rochosos expostos e lapiás. (fonte: Wikipedia)