Utramig e Sedese qualificam trabalhadores em busca de emprego



A unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) localizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Central de Vagas da UAI Praça 7, em Belo Horizonte, iniciam a partir de sexta-feira (8), a inscrição de trabalhadores interessados em se qualificar profissionalmente. Os cursos são oferecidos no âmbito do FIC/Pronatec e serão desenvolvidos na modalidade de ensino a distância. As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho e serão feitas pelos atendentes do Sine, a partir de um perfil desejável.

São 8 cursos – Agente de Recepção de Reservas em Meio de Hospedagem; Assistente de Logística; Assistente de Recursos Humanos; Assistente Financeiro; Cerimonialista; Microempreendedor Individual (MEI); Auxiliar Pedagógico; e Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; que exigem, em sua maioria, escolaridade equivalente ao ensino fundamental e uma conta e.mail válida e acesso a internet.

“Esta é uma experiência inédita. Usar a modalidade de ensino a distância para qualificar o público do SINE”, informa o superintendente de Gestão e Fomento ao Emprego da Sedese, Márcio Guglielmoni. “Alguns desses cursos já existem de forma presencial, outros foram identificados por meio de uma pesquisa no mercado de trabalho”, explica a diretora de Ensino a Distância, da Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig), Tatiane Paula.

Os cursos contam com o suporte de um tutor online e para mediar os conteúdos e propiciar interações, várias ferramentas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como fóruns de discussão, chats, biblioteca virtual, mural de avisos e videoaula. Além da frequência online, será exigido o alcance da média mínima de 6,0, para obtenção do certificado.

Trabalhadores interessados devem apresentar, no ato da matrícula no SINE, documento com nome completo e CPF e assinar um termo de compromisso com a declaração da escolaridade.

UAI Praça 7 – Avenida Amazonas, 478 – Centro – BH
Sine ALMG – R. Rodrigues Caldas 30 – Santo Agostinho – BH
Horário de atendimento: 8h às 17hs

Confira, abaixo, a relação de cursos, carga horária, pré-requisitos e número de vagas:

Agente de Recepção de Reservas em Meios de Hospedagem – Carga horária: 160 horas – Pré-requisitos: Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo 30 vagas
Apresentação: Atende ao cliente que busca hospedagem, utilizando técnicas e tecnologias de atendimento e de vendas para melhorar a captação de reservas em meios de hospedagem, concretizando a venda. Aplica técnicas de atendimento, qualifica, identifica e aborda o cliente, percebendo seus desejos e a potencialidade da venda, respeitando os padrões e as regras definidas pelo estabelecimento. Recepciona e acolhe diferentes hóspedes/clientes por meio de diversos canais de comunicação.

Assistente de Logística – Carga horária: 160 horas – Pré-requisitos: Ensino Médio Incompleto – 30 vagas
Apresentação: Auxilia na aplicação de procedimentos de logística, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Colabora no controle das operações logísticas na perspectiva da multimodalidade.

Assistente de Recursos Humanos – Carga horária: 160 horas – Pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo – 30 vagas
Apresentação: Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios, jornada de trabalho, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cadastrais dos funcionários.

Assistente Financeiro – Carga horária: 160 horas – Pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo – 30 vagas
Apresentação: Auxilia nas atividades e na operacionalização de produtos financeiros, fluxos de caixa, organização e classificação de documento contábil, emissão de ordens de pagamento e documentos fiscais.

Cerimonialista – Carga horária: 160 horas – Pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo – 30 vagas
Apresentação: Organiza e produz o cerimonial de eventos e cerimônias públicas e/ou privadas, de acordo com a classificação e tipologia do evento. Aplica as normas protocolares e de etiqueta social, conforme legislação pertinente.

Microempreendedor Individual (MEI) – Carga horária: 160 horas – Pré-requisito: Ensino Fundamental I (1º a 5º) Completo – 75 vagas
Apresentação: Empreende e identifica características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio. Desenvolve um modelo de negócios. Reconhece a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios. Conhece técnicas de negociação: compra e venda de produtos (mercados, clientes, fornecedores, concorrentes, preço, planejamento/prazos, negociação/ produtos), bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes.

Compreende e utiliza o controle de caixa no dia a dia empresarial e domina o processo de formação de preços. Gerencia um pequeno negócio: planeja, organiza, controla e avalia as atividades de gestão de um pequeno negócio, de forma inovadora, utilizando das tecnologias disponíveis no mundo moderno, potencializando a sustentabilidade do seu negócio.

Auxiliar Pedagógico – Carga horária: 200 horas – Pré-requisito: Ensino Médio Completo – 330 vagas
Apresentação: Auxilia a elaboração de projetos pedagógicos e planos de cursos. Colabora com a organização didática e metodológica das atividades pedagógicas. Auxilia nos processos de avaliação do ensino e da aprendizagem na educação e na relação pedagógica entre docentes e estudantes. Contribui para o desenvolvimento de ações integradas no âmbito escolar.

Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – Carga horária: 160 horas – Pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo – 30 vagas
Apresentação: Realiza a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice-versa, em nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.