Servidoras apresentam artigo sobre Mulheres Mil em Brasília

A execução do Programa Mulheres Mil pela Utramig foi destaque no II Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP), que acontece em Brasília até o dia 8 de dezembro. As servidoras Patrícia Braga Soares Silva e Ana Carolina Utsch Correa apresentaram o artigo “O Pronatec/FIC Mulheres Mil em Minas Gerais: Utramig”, que descreve a proposta de política pública focada na geração de renda para mulheres vulneráveis, a partir da atual experiência com o projeto, executado pela Diretoria de Qualificação e Extensão (DQE) da Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais – UTRAMIG.

As servidoras apresentarão o texto na sessão temática sobre Gestão Social e políticas públicas. A proposta do artigo, além de descrever a política, apresenta os desafios enfrentados pela UTRAMIG na execução do PRONATEC/Mulheres Mil. Outro enfoque é a revisão da metodologia desta política pública, a fim de garantir maior eficácia ao programa.

Para Ana Carolina, participar de eventos como o ENEPCP contribui para a divulgação as ações realizadas pela Utramig e também favorece a troca de “experiências sobre gestão de políticas sociais e para trazer novidades para nossa própria experiência de execução”, afirmou ela.

Segundo a presidente da UTRAMIG, Vera Victer, a sistematização das políticas públicas e a criação de metodologias contribuem para a eficácia e a manutenção ações sociais. “Os resultados obtidos em programas, como o Mulheres Mil, se tornam mais visíveis quando, além contribuir para o público-alvo, são objeto de pesquisa e sistematização de resultados”, enfatizou Vera.

Outra importância da produção de artigos e de pesquisa, no âmbito da Utramig, é fortalecer a instituição junto a entidades de fomento. Por exemplo, a produção de artigos embasou os pedidos de cursos ao Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), da Fapemig.

O ENEPCP neste ano tem o tema “Democracia e Direitos: Dimensões das políticas públicas e sociais”. O evento reune pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

MULHERES MIL NA UTRAMIG

O Mulheres Mil da UTRAMIG consiste na conjugação de duas políticas públicas: de trabalho e geração de renda e a política de gênero. Essa combinação se refletiu na proposta da Fundação em ofertar 50 horas (em um total de 160 horas) referentes ao Módulo Educacional Central (MEC), cujo foco é o debate sobre direitos das mulheres, direitos do trabalhador, cidadania, saúde da mulher, empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária.

Em 2016, a Utramig realizou 19 cursos em 11 municípios de Minas Gerais, principalmente nas áreas mais pobres do Estado, totalizando 380 vagas.