Utramig realiza eventos de prevenção ao suicídio



A Utramig aderiu à campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo. Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a Fundação realizou atividades de conscientização com os alunos e servidores nos três turnos.

Logo na entrada da Utramig, quem chegava era recebido com uma fitinha amarela, símbolo da campanha, para afixar na roupa. Além disso, os alunos do curso técnico em Enfermagem afixaram post-its com frases motivacionais em diversos pontos da instituição.

Suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e uma das formas apontadas para enfrentar o problema é falar abertamente sobre ele.

Na abertura das atividades no turno da manhã, a presidente da Utramig, Patricia Braga Soares Silva, destacou a necessidade de o tema ser constantemente discutido dentro do ambiente escolar. Ela fez um depoimento sobre um momento de desesperança que enfrentou e como identificou os pontos de mudança necessários. “Eu fiz, basicamente, quatro mudanças: a primeira é não atrelar a felicidade a fatos futuros; outra é não atrelar a felicidade a grandes feitos, a felicidade pode ser compreendida como pequenas porções de bem; uma terceira mudança foi atribuir a mim mesma a responsabilidade de criar e conservar a felicidade dentro de mim, ou seja, não delegar isso a outras pessoas; e, por último, não focar apenas um lado da vida, mas tentar ampliar o leque e valorizar momentos pessoais, de relacionamento, com a família”, narrou.

Na sequência, o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) Luiz Augusto de Souza apresentou o trabalho da instituição e a importância de discutir o assunto, pois a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida, contou ele. O voluntário falou como é feito atendimento e que, muitas vezes, as pessoas não têm ninguém para conversar sobre suas angústias, dúvidas e até alegrias.

As turmas da tarde participaram de uma roda de conversa com o conselheiro tutelar do município de Contagem Lucas Marcony, que abordou como as pessoas podem ajudar quem está sofrendo e tem pensamentos suicidas. Ele falou da importância da escuta sem julgamentos e do acolhimento.

A psicóloga Mariana Tavares esteve com os estudantes do turno da noite. Ela falou sobre os aspectos psicológicos, sociais, políticos, filosóficos, econômicos entre outros contribuem para o aumento dos casos de suicídio. A discussão foi tão proveitosa que extrapolou o tempo previsto e ninguém percebeu.

A atividade foi idealizada pela supervisão pedagógica com o apoio da Assessoria de Comunicação.