Utramig promove ações para refletir sobre o papel da mulher no mercado de trabalho



O Dia IntIMG_4086ernacional da Mulher na Utramig foi recheado de reflexões, provocações e participação. As atividades começaram com duas palestras sobre um mesmo questionamento: O que define uma mulher? A produtora e gerente de eventos Ana Rosa Domingues e a jornalista Larissa Costa, cada uma a seu modo, explicitaram como a definição do que é uma mulher é uma construção histórica que perpassa a vida de todas as mulheres.

Na abertura, a presidente da Utramig, Vera Victer, enalteceu a alegria da instituição em promover ações para refletir sobre a situação da mulher na sociedade atual. “Faz parte do projeto pedagógico da Utramig a gente discutir essas questões. As mulheres hoje, em pleno século XXI, ainda sofrem preconceito, uma série de abusos”, destacou a presidente.

Na sequencia, a produtora e gerente de eventos Ana Rosa Domingues abordou a importância das mulheres se unirem, de prestarem apoio e solidariedade umas as outras como forma de superar barreiras históricas. Ela contou um pouco de sua história de vida, de como após um relacionamento abusivo encontrou apoio e solidariedade somente através de mulheres que não conhecia.

A jornalista Larissa Costa abordou como a tríade capitalismo, patriacardo e racismo condenam as mulheres, especialmente as negras, a condições inferiores no mercado de trabalho e vulneráveis a diversas formas de violência.

Várias atividades aconteceram ao longo do dia na instituição, como a UTRAMEI – Feira de Empreendedores da Utramig, que produtos e serviços de alunos e servidores foram expostos e comercializados. Para encerrar as reflexões do Dia Internacional da Mulher, aconteceu um debate sobre “O empoderamento Feminino no Mercado de Trabalho”, que contou com a presença da Superintendente do Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC), Isabel Lisboa.

IMG_4108

Polaroid CUBE

IMG_3608

 

IMG_3656

 

IMG_3684