Utramig oferta curso de Programador Web – Inscrições Encerradas



Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Programador Web. A capacitação é de Formação Inicial Continuada, com 200 horas de duração, e vai acontecer na sede da Utramig (Av. Afonso Pena, 3400 – Cruzeiro – BH), de 13h30 às 17h30.

As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de maio, de 9h às 12h e de 14h às 17h, na sede da Utramig. Para efetuar a inscrição devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • RG (cópia)
  • CPF (cópia)
  • Comprovante de endereço (cópia)
  • Certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos) (cópia)
  • Comprovante de escolaridade (necessário fundamental completo) (cópia)
  • Pré-requisito: idade mínima de 16 anos e máxima de 29 anos.

O curso, que começa na primeira quinzena de maio e termina em agosto deste ano, vai possibilitar aos alunos desenvolver e realizar a manutenção de sistemas para web, bem como de codificar programas e modelar banco de dados.

Os cursos de curta duração oferecidos pela Utramig contam com dois módulos, um chamado Módulo Educacional Central, de 40 horas, trabalha temáticas como: juventudes e relação com o trabalho; projetos de futuro; culturas juvenis e tecnologias; participação política e cidadania; sexualidade, relações de gênero, raça e etnia e drogas e redução de danos.

O módulo prático de Programador Web contempla aulas práticas, voltadas para a área de Tecnologia da Informação, englobam os seguintes tópicos:

  • Lógica de programação para estruturas de projetos web Conceito de algoritmos. Variáveis e tipos de dados. Comandos básicos: atribuição, condicionais, repetição. Controle de fluxo. 21 Entrada e saída de dados Estruturas de dados simples: registros, arrays (vetores e matrizes), listas, arquivos. Programação orientada a objetos.
  • Construção de sites: Html e Css Fundamentos de arquitetura de sistemas web e desenvolvimento web. Tipos de ferramentas e recursos. Visão geral das tecnologias de desenvolvimento web: HTML; CSS; XML; JavaScript. Formatação de estilos com CSS. Noções de conteúdo dinâmico. Processamento de formulários. Princípios de banco de dados. Cookies.
  • Arquitetura da informação e design de interação Conceito de interação. Relação usuário-máquina. Estruturação da informação em projetos web. Elaboração de fluxograma de estados. Uso de padrões de interface em wordpress e Joomla. Técnicas e avaliação de projetos em UX. Design centrado no usuário e design participativo. Prototipagem prévia com wireframes. Design de produto aplicado a projetos web.
  • Ferramentas de construção de conteúdo: React e Angular.
  • Ferramentas de construção de conteúdo dinâmico linguagem de programação (PHP).
  • Oficina de produção web Criação de projeto web integral: planejamento, estruturação, implementação, testes de interação, práticas de controle de qualidade, apresentação e discussão do projeto.; contribuir para a formação crítica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.