Utramig inicia curso de Programação Web só para mulheres



Fundação realizou Aula Inaugural da capacitação, que acontece com recursos do Governo Federal e parceria com a Sedese

A importância de maior diversidade no mercado de trabalho de tecnologia foi a tônica da Aula Inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Programador Web, que aconteceu na segunda-feira, 17 de maio. A turma é formada somente por mulheres. O curso é ofertado por meio do Programa Novos Caminhos, do Governo Federal, e conta com a parceria do Projeto Minas Programando, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que tem o objetivo de enriquecer a oferta e ampliar as possibilidades de inserção profissional das alunas.

A presidente da Utramig, Patricia Braga, destacou os dados da presença de mulheres atuando na área tecnológica em Minas Gerais (39%) e no Brasil (26%), segundo pesquisas, e a necessidade de maior incentivo a participação de mulheres. Ela ressaltou que um dos pontos levantados nas pesquisas sobre a baixa participação de mulheres no mercado de Tecnologia da Informação está relacionado ao fato de essas mulheres não terem em quem se inspirar.

O subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Rodrigues, celebrou a concretização dessa turma e parabenizou o trabalho de todas as pessoas envolvidas. Ele reforçou a importância de ampliar a presença feminina nesta área tão dinâmica e importante para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Rodrigues elencou as ações da SEDESE de enfrentamento aos desafios e obstáculos neste momento, bem como enalteceu a iniciativa do curso “para a geração de novas oportunidades para a vida das alunas”.

Ao fim da sua fala, Patricia fez um convite às alunas: “sejam, vocês, as mulheres que serão a inspiração para as meninas do futuro”.

Sobre o curso

O curso terá duração de 4 meses, com carga horária total de 200 horas. Serão desenvolvidos os conteúdos de Introdução a Programação e ambiente de desenvolvimento; Lógica de programação, HTML e CSS, Java Script, React, FrameWork e Banco de Dados. Além disso, as alunas terão a disciplina de Competências de Empregabilidade e Cidadania (CEC), espaço dedicado discutir questões relacionadas às competências socioemocionais e ao mercado de trabalho.

Sobre Novos Caminhos

O Ministério da Educação estruturou o Novos Caminhos para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

Sobre Minas Programando

O projeto Minas Programando é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais com o objetivo de ofertar vagas em cursos de qualificação profissional na área de tecnologia da informação para mineiros e mineiras.