UTRAMIG comemora resultados positivos no evento de aniversário de 57 anos da Instituição



A UTRAMIG – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais tem vários motivos para comemorar! No último dia 25, no auditório da Fundação, foi comemorado os 57 anos de sua existência. 

 O evento de aniversário reuniu servidores, colaboradores, alunos, ex-alunos, professores e autoridades, com o objetivo de ressaltar a importância de uma instituição de ensino profissionalizante, que tem como missão capacitar pessoas, oportunizando-lhes o protagonismo no mercado de trabalho. 

A comemoração teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro por parte dos integrantes da Banda Bios (formada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais), e, em seguida, com a mensagem de parabéns do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, transmitida em vídeo. 

 O presidente da UTRAMIG, Paulo Azeredo, destacou a importância da Fundação no cenário do ensino profissionalizante. Só em 2022, foram mais de cinco mil vagas ofertadas, cerca de 800 alunos atendidos pela disciplina CEC – Competências para Empregabilidade e Cidadania. Além disso, mais de 200 alunos participaram do Projeto Vida. Dentre as ações, podemos destacar, ainda: as Parcerias firmadas com algumas prefeituras de Minas  Gerais, o Termo de Cooperação Técnica executado com a Universidade Federal de Viçosa, a Parceria com a Universidade de Palermo (Argentina), a aquisição de chips para uso de internet ilimitada pelos alunos, a compra de 235 computadores; a digitalização do acervo documental das unidades da UTRAMIG, a revisão da Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores), a realização de oficinas para o desenvolvimento de habilidades e competências dos servidores, a Mostra Tecnológica e vários projetos pedagógicos, dentre estes o UTRA-TALK e a UTRA-AÇÃO.Para marcar a festa de aniversário, foi apresentado o selo comemorativo de aniversário da UTRAMIG. 

O objetivo foi reforçar a nossa missão de promover a educação transformadora, oferecendo aos nossos alunos a oportunidade de fazer a diferença no mercado de trabalho, rumo a um futuro  de prosperidade. O presidente da Fundação, Paulo Azeredo, enfatizou a importância dos alunos não serem atendidos apenas por uma metodologia de educação “conteudista”, mas sim absorverem conteúdos e disciplinas que vão além, isto é, que possam lhes permitir exercerem suas atividades profissionais com independência, dinamismo, responsabilidade social, autogerenciamento e confiança. 

 Durante o evento, foram homenageados servidores e ex-alunos, dentre eles: o Tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Helvécio Fraga dos Santos; o professor Mário Neto Borges, ex-presidente da FAPEMIG; a colaboradora da MGS, Dagmar Nazaré Assunção; a servidora mais antiga da Fundação, Geralda de Fátima dos Santos Leite; o empresário Wagner Roberto Pires de Avelar e o pastor Jorge Luiz Coelho Linhares, líder da Igreja Batista Getsemâni. Os agraciados receberam a certificação em comemoração aos 57 anos da UTRAMIG, falaram sobre a importância da instituição na formação profissional e relataram suas histórias de afeto com a Instituição. 

 “Minha história com a UTRAMIG, que começou no início da década de 70, tem marcos interessantes. Como estudante do então Científico (atual Segundo Grau) do Colégio Champagnat e recém-chegado à Belo Horizonte, 

fomos orientados a escolher um curso técnico a ser feito simultaneamente com o científico. Uma das opções foi o curso de eletricidade básica na UTRAMIG. Fui um dos primeiros alunos do curso, o que me ajudou e muito a projetar, inclusive, novos horizontes profissionais”, revelou o professor Mário Neto Borges. 

Já o pastor Jorge Luiz Coelho Linhares, que também foi aluno da Fundação na década de 70 destacou, com emoção e saudade, o período que estudou na UTRAMIG e fez a benção comemorativa do aniversário de 57 anos, a pedido do presidente da Fundação. 

Para finalizar, a ex-aluna do Curso de Análises Clínicas, Maria Clara Tomaz, encantou a todos com uma linda canção, acompanhada pela Banda Bios do Corpo de Bombeiros. Um lindo bolo de aniversário com o selo comemorativo da UTRAMIG foi oferecido aos convidados para encerrar, com louvor e entusiasmo, a destacada trajetória em prol da qualificação técnica-profissionalizante, especialmente, para o público em situação de vulnerabilidade social. 

Confira a galeria de fotos do evento:
Arrow
Arrow
Slider