Salto para a Saúde Utramig 2016



Fundação lança programa para debater a questão da obesidade, atualmente uma verdadeira epidemia que assola o país

Durante todo este ano de 2016, o tema em debate na Fundação de Educação para o Trabalho – UTRAMIG – é a ‘Obesidade’. Esta é uma questão que a cada dia se torna mais alarmante em todo o Brasil, chegando a ser encarada por especialistas como a grande epidemia dos últimos anos: dados do IBGE, divulgados em 2015, indicam que mais da metade dos brasileiros são obesos.

O programa SALTO PARA A SAÚDE é um conjunto de ações que visam a promoção da saúde, a conscientização e a discussão do tema ‘Obesidade’ entre alunos, professores e colaboradores da UTRAMIG e da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais.

A situação no Brasil é alarmante: 52,5% da população adulta está acima do peso. A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) divulgada em 2015 pelo Ministério da Saúde, apontou que o peso dos brasileiros é extremamente preocupante porque está diretamente ligado ao surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, atualmente as principais causas de óbito no país.

Má alimentação, sedentarismo e falta de cuidados com a saúde têm agravado esta lista de doenças crônicas. E somente a mudança de hábitos poderá ajudar a reverter este quadro e evitar que, em um período de 15 anos, o Brasil se torne o país mais obeso do mundo, conforme projeções do Ministério da Saúde.

O Programa SALTO PARA A SAÚDE pretende atingir, pelo menos, 50 escolas da rede pública de Belo Horizonte e Região Metropolitana, ao longo deste ano. Além da sede, em Belo Horizonte, as ações envolvem as unidades de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Entre as ações já em andamento estão o PROJETO MEXA-SE, em execução pela Unidade de Nova Lima e o OBESIDADE TÔ FORA!, da Unidade de Uberlândia.

Também se destacam:

UTRAMIG ABERTA, em que os alunos praticam, em escolas públicas, o que aprenderam nas salas de aula, por meio de grandes mutirões de atndimento à comunidade.

MOSTRA TECNOLÓGICA, um dos grandes momentos da UTRAMIG, em que são apresentados projetos desenvolvidos em todos os cursos da Fundação, com aplicações práticas na sociedade.

TRILHA DAS PROFISSÕES, um projeto inovador da UTRAMIG, em que os cursos técnicos da Fundação e a estrutura física da instituição são aprsentados para alunos do Ensino Médio de escolas públicas.

SALTO NO PARQUE

CAMINHADA SALTO PARA A SAÚDE

CIRCUITO SALTO PARA A SAÚDE

Palestras nas escolas e para o corpo docente, com informações atualizadas sobre o tema e dicas de alimentação saudável

Criação de um portal com informações sobre o tema

Interação com o público participante através de blogs, redes sociais, uma rádio transmitida via internet, um canal no Youtube e uma gincana virtual.

Criação de aplicativos para cálculo de IMC