Roda de conversa e palestras mobilizam estudantes e professores 



A equipe da supervisão pedagógica e orientadores de cursos com apoio dos professores realizou no dia 27 de abril, sábado letivo, uma Roda de Conversa e Palestras com as temáticas “Políticas Públicas para as Juventudes” e “A Inserção de jovens no atual mercado de trabalho”. As atividades contaram com a participação ativa de estudantes e professores em um primeiro momento, com a presença de visitantes Raquel Rodrigues Alves e Otávio Pereira – estudantes de pedagogia da FaE-UFMG -, como facilitadores da Roda de Conversa e com a presença das expositoras das palestras – Evânia Quintino dos Santos e Karine Rolim – orientadoras dos cursos de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Análises Clínicas.

Para a professora Ana Cristina de Andrade a discussão sobre políticas públicas direcionadas aos jovens “permitiu uma discussão ampla, rica e responsável, com a participação de professores e alunos, com depoimentos preciosos”. A impressão da docente foi compartilhada pela estudante Ana Clara Barbosa. “Eu fiquei realmente impressionada com o assunto e com a forma como a roda de conversa foi desenvolvida. Devido aos assuntos, houve muita participação dos alunos, dos professores – cada um com a sua experiência e opinião -, e é sempre muito bom ouvir sobre as diferentes vivências”, relatou.

A professora do curso técnico em Enfermagem Hellen Hayanne P. Gonçalves considerou a atividade bastante produtiva. “Foram 2 horas de conversa que renderiam a manhã inteira. Os palestrantes são bacanas demais, super profissionais, com um domínio de conteúdo brilhante. Fiquei encantada com eles e, sem dúvida nenhuma, pela participação, posso dizer que os nossos estudantes também. Foi um sábado com gostinho de quero mais”.

A aluna do curso técnico em Enfermagem Camila Gabriela Barroso Rocha contou que a atividade contribuiu muito para o aprendizado. “Foi muito legal! As pessoas, as brincadeiras, os conteúdos do debate, o conhecimento das pessoas sobre as Políticas Públicas para a juventude”.

Para Mario Lúcio Camargos Nascimento, professor do curso técnico em Informática, a discussão proporcionou um debate enriquecedor, democrático, cultural e consciente sobre diversos temas pertinentes às nossas juventudes. “Quero parabenizar a equipe da Roda de Conversa. Espero que tenhamos mais oportunidades para ampliarmos estas conversas que para além de informarem, contribuem para a formação integral de nossos estudantes”, declarou o professor.

As supervisoras pedagógicas do turno da manhã Patrícia C. Duarte de Brito e Walkíria Strauss avaliam que os trabalhos foram ricos, tratando-se das provocações e das diversas informações trazidas pelos temas, bem como, das diferentes metodologias apresentadas pelos facilitadores e expositoras, atingindo os objetivos propostos. “Primeiramente, a ação foi pensada pela equipe de supervisores pedagógicos e orientadores de curso, objetivando fortalecer e garantir a frequência dos estudantes nos sábados letivos. Para tanto, buscando sensibilizar e promover o protagonismo dos estudantes, solicitamos sugestões de temas de interesse comum para serem trabalhados nestes dias. Organizamos as atividades do dia 27 de acordo com os interesses apresentados, realizamos a ação entre os 3 turnos e diante das atividades e de suas avaliações positivas – o que acreditamos influenciará positivamente na frequência dos próximos sábados letivos -, podemos concluir pensando na possível continuidade dos trabalhos”, concluiu Patrícia.