Novas tecnologias vão gerar novas profissões



O futuro do trabalho foi tema de palestras nesta sexta-feira, 4 de maio, na sede da Utramig, em Belo Horizonte. A atividade, conduzida pela professora e empreendedora Cynthia Enoque, impactou alunos e servidores ao apresentar tendências e expectativas para os atuais e futuros profissionais. A palestra aconteceu nos turnos da manhã e da noite.

Entre as informações, chamou a atenção a perspectiva, apresentada pela Dell Technologies, de que 85% das profissões do ano de 2030 ainda não existem. Enoque ressaltou que o advento da internet e das novas tecnologias fazem com que as profissões estejam em constante renovação.

Para ela, o jovem de hoje, se não for antenado e não acompanhar as tendências de mercado, ficará à margem das relações profissionais. Essas tendências, segundo a palestrante, resultam da forma como acessamos, digerimos e repassamos as informações que afetam a rotina, o modo de refletir, agir e sentir.

Cynthia reforçou que as empresas vão buscar, nos profissionais, maior eficiência e características que as máquinas não poderão prover, como empatia, resiliência, força de vontade, etc. “O técnico tem que aprender estas habilidades. Ele tem que desenvolver o seu soft skills (atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas pela pessoa), porque está se colocando em uma concorrência direta com a máquina”.

As pessoas terão de aprender em tempo real, na medida em que as mudanças serão tão rápidas que novas indústrias serão criadas e novas competências serão requeridas para quem quiser sobreviver ao mercado.

A presidente da Utramig, Vera Victer, destacou a importância de promover discussões como estas. “É muito bom quando vocês (alunos) se reúnem para debater temas atuais, para debater a vida de vocês e o mercado de trabalho”.

Vera compartilhou com os presentes uma conversa que teve, recentemente, com uma profissional que trabalha a inserção no mercado de trabalho. Ela relatou algumas características necessárias, mas que será fundamental aos futuros profissionais exercerem as habilidades humanas. “Se vocês têm a capacidade de terem empatia, de serem solidários, de compreenderem o mundo em que vivem e como se inserem nele, a partir de princípios claros, nós estamos garantidos”. A presidente enfatizou que estes são os valores que a Utramig prega e batalha para que prevaleçam nas aulas e nos cursos.

A palestrante agradeceu a oportunidade de falar para os estudantes e servidores e fez um alerta sobre as mudanças no mercado de trabalho. “Impacto sempre haverá, então depende de como a gente vai se preparar pra isso”.