Grupo de ex-alunas da Utramig abre Esmalteria em Sabará



Iniciativa empreendedora fecha cadeia de ações voltada para a promoção do trabalho

Com um café da manhã, a primeira esmalteria de Sabará abriu as portas na quinta-feira (3). O empreendimento adotou o mesmo nome do programa federal, Mulheres Mil, que permitiu o acesso de um grupo de mulheres, moradoras de áreas periféricas da região metropolitana de Belo Horizonte, à qualificação profissional.

A Utramig oferta os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), via Pronatec, desde 2013. Durante este período, a Fundação formou milhares de cidadãos. Os cursos aconteceram em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte e beneficiaram pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O evento, em clima informal, contou com a presença do prefeito da histórica Sabará, Wander Borges, e a presidente da Utramig, Vera Victer. A Esmalteria Mulheres Mil é fruto da determinação das alunas do curso de Manicure e Pedicure, realizado pela Fundação, em 2017.

A presidente da Utramig exaltou a iniciativa das ex-alunas. “É uma alegria imensa participar desta inauguração. Esta esmalteria reforça nossa crença de que, quando há oportunidade de qualificação, as pessoas encontram meios para superar situações de pobreza e exclusão”. Vera acrescenta que a opção de levar cursos a pessoas que não tinham esta oportunidade produz melhorias na vida das pessoas. “A Utramig vem executando ações para as pessoas que ainda não têm seus direitos garantidos”, enalteceu.

“Meu coração está em tempo de explodir de ansiedade”, suspirou Patrícia Layane da Rocha Ferreira sobre o sentimento de inaugurar o empreendimento. Ela conta que após o curso trabalhou informalmente. “Cheguei até a fazer meu cartãozinho de visita”, enfatizou. Para ela, ter um local de atendimento, no centro de Sabará, vai contribuir para fidelizar as clientes. “Quero ter uma boa experiência e, quem sabe, mais pra frente abrir meu próprio salão”, revelou.

Para atingir seus sonhos, Patrícia conta, novamente, com a atuação da Utramig. Ela vai participar do curso de Microempreendedor Individual (MEI). “Estou doida para que chegue logo, porque é meu sonho fazer este curso”. A capacitação, que tem aula inaugural nesta segunda-feira, 7 de maio, será realizada pela Utramig, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Sabará, com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Giovana Fernanda Francisco Lopes não se imaginava como manicure e pedicure até a oportunidade de fazer o curso surgir. “É um ramo que eu me encaixei e vi que era pra mim”. Ela gosta, especialmente, do contato com as clientes. “Você conversa, ouve. Tem que estar preparado para isso”. Giovana também vai participar da capacitação de Microempreendedor Individual. Ela acredita que os cursos vão contribuir para que ela conquiste seus sonhos, como “tirar minha carteira de motorista e andar no meu carrinho”, contou sorrindo.

A professora do curso e mentora das novas empreendedoras, Elisa Silva, não escondeu a alegria pela abertura da esmalteria. “Sentimento de total realização. Já tendo mais de quarenta anos de profissão, lançando profissionais no mercado, com elas foi diferente, pois tudo foi feito junto”. Ela enfatiza que o empreendimento vai contribuir para o fortalecimento das ex-alunas.

“Este empreendimento vai além das nossas expectativas, na proposta que a gente vem desenvolvendo do Acessuas Trabalho (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho)”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Social de Sabará, Nívia Soares. Ela ressaltou a importância da parceria com a Utramig para a constituição de uma rede de proteção social na cidade. “Era um dos nossos objetivos estabelecer parcerias com a Utramig para fortalecer esta cadeia de ações voltadas para o trabalho”.

Mulheres Mil

Instituído em 2011 e de cobertura nacional, o Programa Mulheres Mil tem por objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O programa atua para garantir o acesso à educação de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

A partir de 2013, o Programa Nacional Mulheres Mil passou a ser executado também no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).