Nova gestão da Utramig aposta em diálogo e parceria



O dialógo como base, a consolidação de parcerias como meio e a promoção de políticas públicas como fim. Assim pode ser definida a proposta de gestão que está sendo implementada pela nova presidente da Utramig, Vera Victer.

Nomeada para a função no início de setembro, não convocou os servidores para a sua apresentação no auditório da instituição: optou por se reunir com cada setor individualmente. Nos encontros, com o nome de Café com Diálogo, solicitou que cada servidor contasse as atividades que desempenha na instituição, como via a Utramig e também sobre hobbies que possuem.

Nos encontros, os servidores tiveram a oportunidade de falar de problemas que afetam suas áreas e também fazer sugestões e solicitações para tornar a Utramig um lugar melhor para trabalhar e executar políticas públicas.

“A ideia de dialogar com os servidores é ótima, pois, assim, é possível conhecer exatamente o sentimento das pessoas que prestam serviços na Utramig, os problemas da instituição, qualidades, defeitos, etc”, destacou Marcelo Gonçalves Barbosa, gerente de Compras e Contratos da instituição. Ele acrescentou que o diálogo “proporciona, além do conhecimento da presidência sobre o cotidiano da Instituição e anseios dos servidores/prestadores de serviço, a sensação de importância aos participantes em razão de estarem sendo ouvidos”.

Para Renata Moura, que atua na recepção da instituição, a ideia “mostra que a presidente respeita a opinião dos servidores que a rodeiam e sabe da importância que cada um tem para o crescimento desta Fundação”, enfatizou. Ela acredita que o ato de ouvir os servidores é algo que todo o bom gestor sabe e faz. “Ouvir para identificar os problemas e também verificar as soluções para  tais. Trazer os servidores para perto mostra que a presidente é uma gestora que se importa com o futuro da Instituição com a participação efetiva de todos”, destacou Renata, que acrescentou que o dialógo faz com que a presidente esteja próxima dos setores e de suas rotinas.

Políticas Públicas onde são necessárias

Levar as políticas públicas onde elas não chegavam tem sido uma espécie de mantra que acompanha as ações da gestora. Para efetivar esta linha de ação, a consolidação de parcerias tem sido um dos elementos essenciais. Segundo Cesaria Macedo, assessora da Secretaria Estadual de Cultura, o trabalho conjunto com a Utramig tem sido realizado graças ao empenho da presidente, desde o período que ocupava a Diretoria de Qualificação e Extensão (DQE). “É de suma importância para a SEC a parceria com a Utramig tendo em vista a formação na área da Cultura. Essa parceria foi potencializada com a entrada da presidente Vera Victer, que sempre acolheu nossas demandas e seu modelo de gestão vem ao encontro de nossos objetivos”, declarou.

Para a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, a presença da nova presidente da Utramig vai possibilitar um estreitamento e criação de novas parcerias. Atualmente, a Fundação executa o Projeto Trampos – Promoção da Inclusão Produtiva Jovem, que integra o Programa Juventudes, criado pela Sedese. A iniciativa busca construir, em conjunto, formas de garantir que jovens tenham o direito ao trabalho e à renda, com liberdade e segurança. “Vamos estreitar as parcerias, principalmente descentralizando os cursos como já fazemos. Vera Victer alinhará ainda mais a Utramig às prioridades do governo e dos Fóruns Regionais”, destacou a Rosilene.