Matrículas abertas cursos técnicos. Não perca!

Antenada às demandas de um mercado em constante evolução, a Utramig estreia cursos técnicos inéditos no segundo semestre deste ano, pelo sistema Pronatec/Mediotec: Biotecnologia, Sistema de Transmissão e Técnico em Multimídia. Os novos cursos, de bolsa formação, são dirigidos a estudantes do Ensino Médio. Também integram o sistema Mediotec os cursos de Telecomunicações e Enfermagem. As aulas começam no próximo dia 8 de agosto.

Na mesma data, têm início os cursos tradicionais oferecidos pela fundação, que é referência na educação profissional: Enfermagem, Análises Clínicas, Meio Ambiente, Informática, Segurança do Trabalho, Eletrônica, Telecomunicações e Recursos Humanos. Para estes, ainda há vagas e as matrículas podem ser feitas até o próximo dia 4 de agosto.

As matrículas podem ser feitas pessoalmente, na Avenida Afonso Pena 3.400, bairro Cruzeiro, das 8 às 18h. Informações pelo telefone 31- 3263-7544, ou no site www.utramig.mg.gov.br.

A diretora de Ensino e Pesquisa da Utramig, Silvana Nascimento, destaca que muitos segmentos do mercado têm carência de profissionais qualificados. “Este é um dos fatos que fazem dos cursos técnicos o grande diferencial no currículo”, ressalta.

Silvana lembra que pesquisas nacionais demonstram que 84% dos alunos que fizeram cursos técnicos foram inseridos no mercado logo após a conclusão da capacitação. “Um diploma técnico aumenta em média 24% a renda do trabalhador, gerando mais oportunidades de trabalho”, observa.

Uma das vantagens que a Utramig apresenta a seus alunos, além dos modernos laboratórios para aulas práticas, é a facilidade de estágio, garantida por meio de parcerias com empresas públicas e privadas. “Assim, quando concluem o seu curso técnico, os estudantes já cumpriram o estágio obrigatório e estão aptos para enfrentarem a concorrência”, afirma a diretora.

A diretora destaca, ainda, que, como o foco dos cursos técnicos da Utramig é qualificar o aluno para desempenhar uma profissão, as grades curriculares têm um caráter prático muito grande, preparado para os desafios do mercado. Outro diferencial apontado por ela é que, por ser uma fundação pública, a Utramig oferece uma educação cidadã, com aulas teóricas e práticas de Responsabilidade Social.

Vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) foi criada há 53 anos pelo Governo do Estado e é especializada no Ensino Técnico. Integra a recém-criada Rede Estadual de Educação Profissional e oferece também cursos de qualificação e Ensino a Distância.