Evento da Utramig valoriza olhares sobre a diversidade

Arrow
ArrowArrow
Slider

Valorizar a diversidade, ampliar horizontes e lançar dúvidas sobre certezas absolutas. Assim pode ser descrito o encerramento da III Semana de Responsabilidade Social e Cidadania da Utramig. O evento aconteceu paralelamente à segunda Festa Literária da instituição.

Os alunos encheram o Auditório em uma manhã chuvosa de sábado para ouvir sobre os vários olhares sobre a diversidade. Para iniciar com entusiasmo as atividades, um grupo de alunos do curso de Multimídia cantou duas músicas e deu o tom para o evento. Em seguida, a aluna Linda Kelly Lourenço Dias, aluna da 1ª etapa do curso Técnico em Biotecnologia, declamou uma poesia que compôs. As apresentações receberam os aplausos dos presentes e tornaram ainda mais aconchegante a manhã de todos.

A primeira palestra foi com o Doutor em Teologia Omar Lucas P. Fortes de Sales, que abordou sobre a necessidade de extrapolar os conceitos binários de gênero, entre outras dualidades que limitam o desenvolvimento dos seres humanos. “A dúvida não é como (William) Shakespeare colocou: ser ou não ser. A questão é ser, não ser, pode ser, pode vir a ser entre outras possibilidades”, ponderou acrescentando que deve ser valorizada a possibilidade de fluidez do ser humano, que não necessita estar dentro de classificações.

O jornalista Kleber Santos, do Jornal de Caeté, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, contou um pouco da sua história, desde que descobriu sua homossexualidade. Ele contou sobre as dificuldades e incompreensões que enfrentou, especialmente por ser de uma cidade pequena. Apontou inclusive dificuldades relacionadas ao mercado de trabalho.

A mesa contou ainda com as palestras da mestranda em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da UEMG, Úrsula Viana Mansur, que pesquisa relações de gênero e formação de professoras/es, e atua como educadora na ONG Transvest, e do mestrando em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Caio Benevides Pedra, que realiza pesquisas relacionadas ao acesso à cidadania pela população LGBT. Outra atividade que marcou a manhã foi a exibição do filme Invictus, no Auditório Tecnológico, que marcou o I Cine Utramig.

A III Semana de Responsabilidade Social e Cidadania e a II Festa Literária da Utramig foram organizadas, respectivamente, pela equipe de Responsabilidade Social, formada pela coordenadora e professora Juliceli Oliveira e pela professora Katia Simão, e pela equipe de Português, formada pelas professoras Rosemeire Cunha e Andreia Guimarães.