Emoção marca formatura de pré-egressos do sistema prisional



A emoção foi a marca da formatura do Curso de Assistente Administrativo, ofertado pela Utramig em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP). Os formandos são detentos que fazem parte do Projeto Reintegra – programa do Governo do Estado de Minas Gerais que oferece a oportunidade de ressocialização e qualificação profissional à pré-egressos do Sistema Prisional.

Os formandos estavam acompanhados de familiares e pessoas que eles consideraram importantes no processo de reintegração à sociedade. O formando Mateus Felipe Magalhães foi orador da turma e destacou a importância do curso. Para ele, a palavra que define o sentimento de todos é gratidão. “Precisamos ser gratos por tudo que somos por tudo que temos. O conhecimento é algo que ninguém tira da gente. Podem nos tirar bens materiais, a liberdade, mas o conhecimento vai estar conosco. Isso aqui não pode ser o fim, esse é só mais um passo nessa jornada que começamos”, enfatizou.

Para Adriana Fregapani Duarte, servidora da Utramig e responsável pelo curso na Diretoria de Qualificação e Extensão, há dois pontos de grande importância: a inclusão social e a inclusão produtiva. “O primeiro aspecto trata do empoderamento da pessoa como cidadão, seus direitos e deveres sociais, sua reentrada de cabeça erguida na sociedade”, definiu. Para melhor desenvolver esta proposta, foi ofertado um módulo especial de 40 horas, onde era essa temática, além de questões relacionadas e de interesse específico demandadas pela própria turma.

O segundo aspecto, a inserção produtiva, foi trabalhado no conteúdo específico. O curso preparou “os alunos para o trabalho dentro da Cidade Administrativa dando conhecimentos específicos que os levassem a aperfeiçoar suas habilidades nessa execução”, acrescentou Adriana.

Ela ressalta a importância da parceria com o Reintegra. “O que os alunos vivenciaram no curso vai além da qualificação profissional, adentra o nível de crescimento pessoal, que atinge o ápice quando recebem o certificado, ou seja, a de mais uma conquista rumo a realização de sonhos”, concluiu.

Participaram da cerimônia de formatura a chefe de gabinete da Utramig, Patricia Braga, representando presidente da instituição, o secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), Marcelo José Gonçalves da Costa, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Direitos Himanos, Participação Social e Cidadania, Francisco Alves e Silva, e o superintendente de Gestão e Fomento ao Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Márcio Luiz Guglielmoni.

Os pré-egressos são oriundos do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, do Presídio Feminino José Abranches Gonçalves, do Complexo Penitenciário Antônio Dutra Ladeira, da Penitenciária José Maria Alkimin e do Complexo Penitenciário Público Privado – Unidade III, em Ribeirão das Neves.

(com informações da Secretaria de Estado de Administração Prisional)