Curso técnico facilita a empregabilidade

Referência na educação profissional, a Utramig oferece cursos de várias áreas, que garantem acesso rápido ao mercado de trabalho

Num mercado cada vez mais competitivo, quem procura uma colocação profissional precisa se conscientizar da importância da qualificação. Neste cenário, os cursos técnicos se apresentam como a melhor opção para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos, que fazem o diferencial no mundo corporativo.

A diretora de Ensino e Pesquisa da Utramig, Silvana Nascimento, destaca que muitos segmentos do mercado têm carência de profissionais qualificados. “Este é um dos fatos que fazem dos cursos técnicos o grande diferencial no currículo”, ressalta.

Silvana lembra que pesquisas nacionais demonstram que 84% dos alunos que fizeram cursos técnicos foram inseridos no mercado logo após a conclusão da capacitação. “Um diploma técnico aumenta em média 24% a renda do trabalhador, gerando mais oportunidades de trabalho”, observa.

A Utramig oferece atualmente oito cursos técnicos – Enfermagem, Análises Clínicas, Meio Ambiente, Informática, Segurança do Trabalho, Eletrônica, Telecomunicações e Recursos Humanos – que conciliam teoria e prática para atender às demandas do mercado. Uma das vantagens que a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais apresenta a seus alunos, além dos modernos laboratórios para aulas práticas, é a facilidade de estágio, garantida por meio de parcerias com empresas públicas e privadas. “Assim, quando concluem o seu curso técnico, os estudantes já cumpriram o estágio obrigatório e estão aptos para enfrentarem a concorrência”, afirma a diretora.

Ela destaca, ainda, que, como o foco dos cursos técnicos da Utramig é qualificar o aluno para desempenhar uma profissão, as grades curriculares têm um caráter prático muito grande, preparado para os desafios do mercado. Outro diferencial apontado pela diretora é que, por ser uma fundação pública, a Utramig oferece uma educação cidadã, com aulas teóricas e práticas de Responsabilidade Social.

Matrículas abertas

A Utramig está com matrículas abertas para os cursos técnicos até o dia 4 de agosto. As matrículas podem ser feitas pessoalmente, na Avenida Afonso Pena 3.400, Cruzeiro, das 8 às 18h. Informações pelo telefone 31- 3263-7544, ou no site www.utramig.mg.gov.br. As aulas começam no próximo dia 8 de agosto.

Utramig

Vinculada à SEDESE – Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG – foi criada há 53 anos pelo Governo do Estado e é especializada no Ensino Técnico. Integra a recém-criada Rede Estadual de Educação Profissional e oferece também cursos de qualificação e Ensino a Distância.