Alunos da Utramig apresentam projetos de inovação na Mostra Tecnológica 2016



Estudantes dos oito cursos técnicos da Utramig criaram mais de 60 produtos. Entre eles, uma cadeira infantil para carros, com sensores que detectam e informam ao motorista se a criança que transporta nos bancos traseiros está acomodada corretamente e mesmo se foi deixada sozinha dentro do veículo, e um sistema de automação que facilita a locomoção de pessoas com deficiência visual em residências e ambientes de trabalho, por meio de sensores de presença, sinais sonoros e controles de acionamentos sem fio e remotos

A Utramig realiza, nos próximos dias 16 a 19 de novembro, a Mostra Tecnológica 2016, com a apresentação de produtos desenvolvidos em salas de aula durante o semestre letivo. O encerramento será no sábado, dia 19, das 9 às 13h, na sede da instituição, na Avenida Afonso Pena, 3400, no Bairro Cruzeiro.
Os alunos desenvolveram também um interessante dispositivo de geladeira com abertura programada, uma eficiente arma contra a obesidade através do controle da alimentação. O dispositivo viabiliza o acesso à geladeira apenas em horários previamente programados, permitindo que as pessoas em tratamento também mantenham horários regulares de alimentação.
Merecem destaque também um alimentador automatizado para animais, que permite o reabastecimento do compartimento de comida em horários e quantidades programadas; um dínamo no formato de uma bicicleta, que gera energia capaz de recarregar um aparelho celular, enquanto a pessoa se exercita, e ainda marca a distância percorrida; uma janela automatizada que abre ou fecha de acordo com a mudança de clima e um sistema de irrigação inteligente e um sistema de irrigação inteligente, para vasos de plantas, hortas e jardins, com a utilização de microcontrolador de baixo custo, para ser utilizado em pequenos ambientes.

Os estudantes vão apresentar ainda estudos sobre os impactos provocados pela extração de areia nos rios de Minas Gerais e a falta de manejo da extração; os impactos, nos espaços urbanos das grandes cidades, da introdução de espécies exóticas em ambientes urbanos; e a inserção de pessoas obesas ou com deficiência no mercado de trabalho, um desafio para os profissionais de Recursos Humanos.

Além de várias palestras com especialistas convidados, estão programadas atividades na área da saúde, como um circuito de alimentação saudável, a aferição de pressão, a realização de cálculo de IMC e de exames como Hemograma, Perfil Lipídico e Glicose. Na área de Empreendedorismo e sustentabilidade, serão realizadas oficinas de educação ambiental, reciclagem e coleta seletiva.