Presidente da UTRAMIG participa de reunião da SUBTE



O presidente da UTRAMIG – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais, Dr. Paulo Henrique Azeredo Nascimento, no dia 06/08/2021, participou de reunião virtual com representantes da Subsecretaria de Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE. Estiveram presentes pela subsecretaria Raphael Rodrigues, subsecretário de Trabalho e Emprego; Dalton Figueiredo, superintendente de Educação Profissionalizante; Gislene Nazário, Diretora; Gilmar Cota, diretor, e o assessor Victor Oliveira.

O encontro teve por objetivo primordial discutir indicadores de empregabilidade, bem como formas de atender à sazonalidade do mercado de trabalho, que a cada dia apresenta um desafio e múltiplas demandas para os educadores.

O presidente da UTRAMIG destacou que a Fundação tem procurado minimizar diversos impactos da pandemia para os alunos, tais como a dificuldade de acesso à internet, conflitos familiares e dificuldades econômicas.

Paulo Azeredo acrescentou que não basta fornecer material didático e o acesso puro e simples à educação; “é necessário pensar fora da caixa e entender, por exemplo, os motivos que conduzem à evasão escolar e atuar eficientemente na raiz do problema”.

Além disso, pontuou que alguns jovens deixam os cursos por não terem identidade com estes, “o que nos exige atenção e atuação, sendo que quanto a esta temos desenvolvido um plano de vida, por meio do qual será possível mensurar a expectativa de cada aluno com maior dificuldade de identificar suas afinidades e competências para o curso escolhido”.

Os representantes da Subsecretaria de Emprego e Renda da SEDESE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por sua vez, frisaram que é necessário incluir a população mais vulnerável em seus diversos aspectos e componentes.

“É fundamental, sem dúvida, atuar na ponta dos problemas”, destacou o subsecretário de Emprego e Renda da SEDESE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Prof. Raphael Rodrigues.