Seminário Internacional sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no Ensino Médio



A Supervisora dos Cursos Técnicos da UTRAMIG Flávia Santana e a coordenadora de Responsabilidade Social, Juliceli Márcia de Oliveira, participaram, nos dias 27 e 28 de abril, do “Seminário Internacional sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no Ensino Médio”. O seminário aconteceu no Dayrell Hotel e Centro de Convenções. Foram dois dias de muita discussão, reflexão e troca de experiências sobre a escola que temos hoje e a escola ideal, inclusiva, facilitadora das relações e que abre espaço e dá voz para que os próprios jovens possam intervir positivamente e encontrar soluções que possam nortear novas políticas públicas de inclusão.

Personalidades das áreas política, social e educacional marcaram presença no evento como: Luiz Claudio Costa (MEC); Macaé Evaristo (SEE/ MG); André Quintão Silva (SEDESE); Mário Volpi ( Unicef); Rosa Maria Torres ( Equador); Elena Duro (Argentina); representantes do Itau Social, CENPEC e Consed.

Segundo a supervisora Flávia Santana, a inclusão é um desafio, pois múltiplos fatores levam à evasão. “É preciso refletir sobre o tema, já que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad 2011, 40% dos adolescentes na faixa etária entre 15 e 17 anos, o que representa cerca de 1,7 milhão de brasileiros estão fora da escola.

Nos dois dias de seminário, professores, diretores escolares, especialistas e analistas ligados à educação participaram de palestras, rodas de conversas e oficinas temáticas com os adolescentes e jovens de várias partes do Brasil ali representados. Os grupos tiveram a oportunidade de discutir temas como: Estratégias multissetoriais a partir de políticas de assistência social, saúde, educação e trabalho; Educação Integral e Juventude; Juventudes Urbanas – a cidade como espaço educativo.

A Utramig foi citada como um dos parceiros no novo projeto denominado JUVENTUDES, apresentado por Aydêe Cansado, representando a Subsecretaria de Trabalho e Emprego de Minas Gerais.