Utramig social leva alegria e solidariedade a comunidade de Sabará

Solidariedade, alegria e promoção da saúde e da cidadania marcaram a manhã do último sábado, 5 de maio, da comunidade da Igreja São José Operário, no bairro Itacolomi, em Sabará. A agitação aconteceu em função da Utramig Social, ação que envolveu os alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Análises Clínicas da Utramig sede.

A atividade, que aconteceu em parceria com a Pastoral da Criança, foi organizada nas aulas de Responsabilidade Social, mas todas as ações foram realizadas pelos estudantes, desde a recreação com as crianças ao fornecimento de lanche e almoço.

“Tem uma coisa impressionante: o bem que faz para os alunos. Cada estudante ofereceu o que sabia fazer e construiu esta ação linda. É Utramig Social, mas é, acima de tudo, uma atividade pedagógica, pois tem uma função na formação integral e humana dos nossos alunos”, descreve Juliceli Oliveira, professora e coordenadora de Responsabilidade Social da Utramig.

Ela conta que foi a primeira vez que a Utramig realizou uma ação com tantos alunos fora da instituição. Além disso, que não tinham muita noção de quantas pessoas iriam comparecer ao centro comunitário. Juliceli relata que todas as atividades foram propostas pelos estudantes. “No início do semestre a gente já sabia que viria aqui. Então, eles já começaram a decidir o que iriam fazer. A medida que o tempo foi passando eles começaram a agregar mais serviços, cada um trazendo uma proposta nova”.

Arrow
Slider

Confira, abaixo, o depoimento de duas alunas que participaram da ação:

Cláudia Cristina da Silva Santos – aluna do curso Técnico de Análises Clínicas

A realização aconteceu com alunos de variados cursos inclusive o Curso de Análises Clínicas, de onde faço parte junto com membros da Pastoral da Criança. Foram prestados vários serviços, inclusive diversas atividades pra crianças.

A nossa ação foi voltada para crianças, oferecemos algodão doce para elas que foi aceito de muito bom grado. Para mim foi muito proveitoso de ver o quanto as pessoas são gratas a esse tipo de ação. Tivemos várias atividades relacionadas à beleza, pesagem de crianças, maquiagens, aferição de pressão, teste de hepatite e outros. Nunca havia participado de um projeto desse e fiquei realmente emocionada de ver o quanto é importante levar o nosso aprendizado para dividir um pouco com os outros, foi maravilhoso ver as pessoas aguardando para serem atendidas, as crianças felizes e eu realizada, foi muito gratificante ver as crianças saindo com o rostinho pintado, os adultos de cabelos e unhas arrumados, pessoas que nem sempre tem condições de aferir a pressão, satisfeitas com o resultado, o carinho das tias da pastoral conosco e a satisfação de todos que promoveram essa ação, a comida deliciosa e todos voltados para a mesma causa. Pretendo e tenho disponibilidade para sempre que puder e for necessário participar de outras ações, fiquei muito comovida e amei participar. Obrigada professora por nos proporcionar horas tão proveitosas e um enorme aprendizado.

Adrina Trindade – Curso Análises Clínicas – noite

Desde do ínicio, quando Juliceli disse que teria esse evento, eu já me preparei no que podia fazer de melhor para aquelas pessoas e para as crianças.

Então, escolhi recreação por me encantar com crianças!

Busquei algo que eles pudessem se divertir bastante. Então, lutei por uma cama elástica e tive um auxílio financeiro.

Foi de grande satisfação participar desde evento, uma experiência única ver cada rostinho das crianças de felicidade.

E eu também me divertir com eles… A melhor parte: ser criança mesmo adulta. Eu fui muito bem recebida por toda equipe da Pastoral da Criança: com carinho, atenção e recepção de todos.

Será um lugar onde, se eu tiver oportunidade, irei voltar com todo prazer!

Agradeço à UTRAMIG por sempre nos promover o melhor do ENSINO!