Utramig busca referência em experiências externas



A presidente da Utramig, Danielle Morreale, participou, nesta segunda-feira, 28 de agosto, do evento “Minas em Diálogo com o Exterior”. Promovido pelo Núcleo Multifacetário do Estado de Minas, da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, a atividade conta com a exposição de especialistas no trato jurídico de questões fundamentais a respeito das Relações Institucionais e Exteriores e participação da comunidade acadêmica.
“A Utramig, pela sua expertise e história, deve buscar sempre um alinhamento com as ações mais ousadas e inovadoras do governo. O intercâmbio de experiências com atores internacionais fortalecem a Fundação e abrem possibilidades para nossos alunos e para os demais públicos que atendemos”, declarou a presidente.
O evento contou ainda com a palestra “A Universidade Humanista num mundo Globalizado”, proferida pela Dra. Maria Clara Calheiros, professora e presidente da Escola de Direito do Minho, em Portugal.
Ela abordou a necessidade de recuperar a essência da universidade, cuja missão é formar e não somente informar. Mas sem deixar de se adaptar às novas circunstâncias advindas da Globalização, como a necessidade grande de formação técnica profissional que proporcione inovação e mão de obra ao mercado.
Neste sentido, a Utramig desempenha um papel fundamental para a cidadania do futuro, pois forma profissionais atentos às inovações do mercado e às necessidades da sociedade. “A Utramig tem uma função essencial, que é de apresentar propostas e respostas práticas para as diversas demandas que nascem, cada vez mais, com o advento da globalização”, pontuou Danielle.