Qualificação para mulheres: a oportunidade de recomeçar



Levar as políticas públicas onde ainda não chegaram. Sob esta orientação do governador do Estado, a Utramig formou ontem, dia 31 de agosto, uma turma de mulheres que estão em situação de privação de liberdade. Elas integraram uma turma do curso Pronatec Mulheres Mil, no Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas.

Segundo a Diretora de Qualificação e Extensão, Vera Victer, através de cursos de qualificação, como oferecido às detentas, é possível contribuir para a construção da cidadania de cada uma. “O mundo do trabalho é formador de identidades e possibilita reconstruir laços necessários para todos nós, inclusive afetivos”, destacou.

No total, seis mulheres receberam o certificado de conclusão do curso de Operadora de Computador, que contou com 160 horas de aulas práticas de informática e 40 horas do Módulo Educacional Central (MEC), cujo foco é o debate sobre os direitos e saúde das mulheres, direitos do trabalhador, cidadania, empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária.

O programa Mulheres Mil integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal e é executado em Minas pela Utramig.