Espaço histórico na história de novos profissionais

Formatura dos cursos técnicos da Utramig aconteceu no auditório do centenário prédio do Instituto de Educação de Minas Gerais

Um espaço histórico para uma solenidade que marca a história de muitas pessoas: assim pode ser definida a Formatura dos cursos técnicos da Utramig, realizada ontem, 19 de dezembro, no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais. O edifício modernista, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, abrigou esse momento de passagem de alunos para técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Informática, Meio Ambiente e Telecomunicações.

A presidente da Utramig, Patrícia Braga, ressaltou o esforço e a dedicação cotidiana de todos na Fundação para que, além do conhecimento adquirido, os formandos tenham vivido uma experiência que passou e produziu afetos, inscreveu marcas e deixou vestígios. “Sabemos das histórias de enfrentamento de dificuldades no crescimento pessoal e profissional de vários de vocês e temos a alegria de saber que contribuímos de alguma forma nesse processo”, enalteceu.

Ela enfatizou o trabalho da secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, que vem possibilitando aos “cidadãos do nosso estado a qualificação profissional, importante sustentáculo no processo de inserção num mundo do trabalho cada vez mais competitivo”.

Patrícia destacou ainda a formatura em Enfermagem da servidora Gizelli Quiel, do quadro da MGS na Utramig. “Sou testemunha da sua extensa e empenhada jornada em busca da realização deste sonho, que representa o início de um novo ciclo em sua vida e na de seus familiares. Esse é o grande retorno para a nossa Instituição, o reconhecimento do trabalho desenvolvido, o combustível que alimenta a continuidade do caminho”, emocionou-se, acrescentando que “a Utramig tem sido para mim uma grande experiência, que me forma, me transforma e me amplia os sentidos de ser gestora pública e, por que também não, uma educadora! Uma experiência que não termina aqui. Toda formatura é um final provisório, um ponto de chegada com reticências, que é também um ponto de partida para novas experiências. Como qualquer dimensão da realidade social, a história da Utramig continua, é processo que se constrói no caminhar”.

A chefe de gabinete da Sedese, Gabriela Gervason Reis, salientou que, apesar dos tempos difíceis enfrentados atualmente pelo país, Minas Gerais vem se destacando na geração de emprego. “A oportunidade de vocês chegará. A caminhada está apenas começando. Num mercado cada vez mais competitivo, vocês deram o pontapé inicial, o mais importante”, incentivou Gabriela. Ela acrescentou que o trabalho tem o condão de tornar as pessoas melhores. “A convivência com outros e o fato de nos sentirmos contribuindo com a sociedade é transformador”.

A formanda em Análises Clínicas Isabella Maria Rivelli de Resende não conseguia disfarçar o nervosismo e a emoção ao fazer o discurso de agradecimento em nome dos alunos. Ela elogiou o empenho de muitos formandos. “São admiráveis – e sobretudo inesquecíveis – aqueles que acordam 4, 5, 6 horas da manhã e conciliam trabalho com estudo, e que, com tanta alegria e força, proporcionaram estímulo e exemplo a todos nós. Ainda destaco os nossos colegas de Sabará, Lagoa Santa, Santa Luzia, Ibirité que cortam ‘um dobrado’ para chegar a tempo do primeiro horário. Por fim, sobressaem-se os colegas que são pais e mães que possuem a árdua tarefa de cuidar dos seus”.

O diretor de Ensino e Pesquisa da Utramig, Rogério Luis Massensini, reforçou que os formandos foram “preparados para enfrentar o desconhecido no mundo do trabalho e apresentar todo o conhecimento construído para lidar com novos problemas. Afinal, o conhecimento precisa mudar o comportamento humano”.

Ele elencou os quatros ‘Cês’ necessários para lidar com as mudanças que o mundo vem enfrentando: pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade. “Vocês, formandos da Utramig, possuem realidades diversas e desafios múltiplos e, mesmo assim, conseguiram caminhar e hoje estão concluindo o curso técnico. Vocês lutaram e desenvolveram novas habilidades que os tornam capacitados a continuarem suas caminhadas. Sonhem acordados e mostrem do que vocês são capazes”, finalizou.

O diretor de Implantação e Monitoramento da Educação Profissional da Sedese, Henrique Araújo Pacheco, também esteve presente na solenidade e enfatizou a importância da educação para a melhoria de Minas Gerais.

Novos enfermeiros em Nova Lima

Na última sexta-feira, 13 de dezembro, a Utramig realizou a formatura dos 40 novos técnicos de Enfermagem da unidade da Fundação em Nova Lima. Os formandos são bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Participaram da solenidade chefe de gabinete da Utramig, Ester Espeschit, o vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira, a secretária de Educação do Município, Viviane Gomes de Matos, a diretora de Departamento de Ensino Técnico de Nova Lima, Claudinea Melo, o vereador de Nova Lima, Wesley de Jesus Silva.