Alunos do curso de Assistente de Produção Cultural realizam seminário sobre economia criativa e cultura



Os alunos do Curso FIC/PRONATEC de Assistente de Produção Cultural, ofertado pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG, em parceria com Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, realizam nesta quinta-feira, 14 de dezembro, o seminário “Economia Criativa e Cultura: reflexões acerca do empreendedorismo cultural e criativo”. O evento será no Teatro Icbeu (rua da Bahia, 1723 – Lourdes – BH)

O Seminário vai buscar disseminar o debate em torno de novas perspectivas sobre empreendedorismo, trabalho independente, novas formas de pensar e fazer cultura, bem como possibilitar o compartilhamento de técnicas e estratégias de atuação, superação e sustentabilidade do setor cultural em uma economia em crise.

Todo o seminário foi construído por meio de um processo colaborativo, que contou com a participação de todos os estudantes, sob a supervisão da professora do curso Alcione Souza.

Clique aqui para se inscrever!

PROGRAMAÇÃO

  • Data: 14 de dezembro (quinta-feira)
  • Horário: 18h às 21h
  • Local: Teatro ICBEU – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (rua da Bahia, 1723 – Lourdes – BH)

18h – Credenciamento

18h45 – Abertura

19h – Painel Empreendedorismo e Economia Criativa

  • Apresentação: Rafael Aquino – Casa Criativa

Mestre em Ciências Sociais, na linha de pesquisa Políticas Públicas, Poder Local e Participação, Conselheiro Estadual de Cultura e integrante do coletivo Pretas em Movimento. É um dos idealizadores da Casa Criativa, localizada em Contagem, espaço gerido pelo Move Cultura, dedicado à conectar a comunidade local para desenvolver atividades colaborativas e multidisciplinares, pautadas na inovação e no empreendedorismo social.

19h20 – Mercado Cultural e Sustentabilidade em tempos de crise

  • Palestrante: Solanda Steckelberg – Vivas Cultura

Jornalista, relações públicas, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural e Gestão e Comunicação Empresarial. Atua como gestora e produtora cultural, conselheira, consultora, jurada e empreendedora. Sócia da Vivas Cultura e Esporte e da empresa Ateliê 22 Arte e Cultura. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado, Diretora Executiva da Fundação Municipal de Cultura, Assessora da Presidência da República – SECOM. Trabalhou em instituições privadas e participou de missões internacionais.

  • Palestrante: Mônica Starling – Fundação João Pinheiro

Economista, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Atua como pesquisadora e coordenadora técnica de projetos da Diretoria de Cultura, Turismo e Economia Criativa da Fundação João Pinheiro/MG. Desenvolveu projetos de pesquisa nessas áreas, participou de planos de desenvolvimento regional e urbano, ministrou oficinas sobre Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos e em cursos sobre Desenvolvimento e Gestão da Cultura.

  • Palestrante: Cláudio Burian – Fundação João Pinheiro

Mestre em Economia pela USP e doutor também em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Professor da PUC-Minas e pesquisador do DCTEC da Fundação João Pinheiro, trabalha com desenvolvimento regional e cadeias produtivas de setores de serviços, com ênfase em turismo, esportes e economia criativa.

20:40 – Bate-papo com o público

21:00 – Encerramento

FICHA TÉCNICA

Argumento: Alcione Souza e Alunos.

Realização: Alunos do curso assistente de produção Cultural Utramig/Pronatec/ FIC – Turma 2017.

Coordenação Geral: Alcione Souza.

Equipe de Planejamento: Tatiane Cacique, Vitor Gonzaga, Luana Justino, Gabrielle Rodrigues e Karine Terrinha.

Produção Executiva: Luan Lima, Luana Justino, Vitor Gonzaga e Wesley Castro.

Produção: Bruna Moreira, Dominique Macbé, Eneida Palhares, Gabriel Castro, Gabrielle Rodrigues, Isabela Fernandes, Isabella Barbosa, Jainara Carvalho, Karine Terrinha, Lauriety Liro, Letícia Barbosa, Luan Lima, Luana Justino, Priscila Marques, Sanmella de Pinho, Tatiane Cacique, Vanessa Regina, Vitor Gonzaga e Wesley Castro.

Mestre de cerimônia: Gabriel Castro e Sanmella de Pinho.

Mediadora: Alcione Souza.

Assessoria de comunicação: Isabella Barbosa, Bruna Moreira, Wesley Castro, Jainara Carvalho e Vitor Gonzaga.

Equipe Técnica: Letícia Barbosa, Wesley Castro e Luan Lima.

Receptivo: Lauriety Liro, Tatiane Cacique e Gabrielle Rodrigues.

Credenciamento: Isabela Fernandes, Dominique Macbé, Bruna Moreira e Jainara Carvalho.

Fotografia: Priscila Marques e João Antônio.

Contato: cec.seminario@gmail.com