Violência nas escolas inspira curso inédito de Pósgraduação na Utramig

Gestão Educacional com Ênfase em Mediação de Conflitos em Ambientes Escolares é o tema do curso inédito de pós-graduação que será realizado pela Utramig a partir do dia 8 de agosto. A Fundação também está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação de Gestão Educacional com Ênfase em Educação Inclusiva, com foco em pessoas com deficiência, inclusão social e diversidade.

Dupla especialização – Outro diferencial do programa é que, após concluir uma das especializações, o aluno poderá fazer a segunda especialização em tempo menor. O primeiro módulo é comum às duas ênfases. O aluno fará somente o módulo II da segunda especialização. Para se inscrever, é necessário ter concluído o Ensino Superior. Os cursos são presenciais, com aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na UTRAMIG/BH, na Avenida Afonso Pena, 3.400, no Bairro Cruzeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site: www. utramig.mg.gov.br, até o dia 1º de agosto.

Gestão Educacional com Ênfase em Mediação de Conflitos em Ambientes Escolares: Com foco principal nas teorias dos conflitos, o curso prevê o conhecimento das políticas, programas e projetos envolvendo a prevenção e o combate à violência escolar; avaliação, mediação e negociação de conflitos; práticas e intervenções ligadas aos conflitos escolares. O objetivo é formar profissionais capazes de participar, de maneira eficaz, da organização e gestão dos espaços escolares. O curso tem carga horária total de 400 horas (360 horas de atividades teóricas, práticas, individuais ou coletivas desenvolvidas pelas disciplinas do curso, e 40 horas para orientação supervisionada e elaboração de um artigo científico).

Gestão Educacional com Ênfase em Educação Inclusiva: – atendimento especializado (necessidades especiais); – inclusão de Jovens infratores e/ou encaminhados através de medida socioeducativa, – atos discriminatórios envolvendo diversidade étnico-racial, gênero, dentre outros. A especialização de Gestão Educacional com Ênfase em Educação Inclusiva tem carga horária total de 416 horas (376 horas de atividades teóricas, práticas, individuais ou coletivas desenvolvidas pelas disciplinas do curso, e 40 horas para orientação supervisionada e elaboração de um artigo científico).