Utramig recebe inscrições para os cursos técnicos

Com início em 30 de julho, cursos refletem tradição e inovação

IMG_0888Estão abertas, a partir de hoje (11), as matrículas para os cursos técnicos da Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig). São 505 vagas para os cursos de Informática, Eletrônica, Telecomunicações, Análises Clínicas, Biotecnologia, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Enfermagem e Multimídia.

Para o segundo semestre de 2018, a carteira de cursos alia a experiência de décadas de atuação na formação educacional e a inovação, exigida por um mundo do trabalho em processo constante de mudança. “Temos alguns cursos considerados tradicionais, com excelente reputação no mercado, é o caso de Enfermagem, Análises Clínicas e Eletrônica. Com a intensa demanda por mão de obra, de hospitais, associações, clínicas e laboratórios de Belo Horizonte, a qualificação impulsiona a inserção no mercado de trabalho”, avalia a diretora de Ensino e Pesquisa da Utramig, Silvana Nascimento.

De olho no mercado, a Utramig tem novidades. “O curso de Multimídia, oferecido no semestre passado na modalidade Mediotec, agora está sendo oferecido para mensalistas. É um curso moderno, que trabalha fotografia, cinema, vídeo, e áudio. Elementos de produção que o mercado cultural, comercial ou institucional, valoriza nesse novo profissional. Temos ainda o de Biotecnologia, área em que Minas Gerais vem se destacando. São cursos novos alinhados  à tendência de mercado”

Recente estudo feito pela instituição apontou que a maioria dos alunos da Utramig está na faixa etária de 20 a 29 anos; tem o ensino médio completo; boa parte deles (28%) é responsável pela renda familiar e 15% estão em famílias inseridas no Programa Bolsa Família ou dependem de aposentadoria de familiares.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa, além da inserção produtiva, por meio de um novo emprego, o mais significativo é a revelação de uma nova possibilidade, de um futuro diferenciado. “Em consonância com os objetivos da Fundação, de promover a qualificação, inserção e inclusão social, a mensalidade é bem abaixo do mercado. Ao adotar a estratégia de assegurar a tradição, aliada à inovação, sempre observando as tendências do mercado, a Utramig prepara cidadãos e técnicos para um futuro próximo”.

De acordo com o Edital – 2º semestre DEP nº 01 /2018 Utramig, o início das aulas está previsto para 30 de julho. Todos os cursos exigem estágio e serão realizados nos turnos da manhã e da noite, de segunda à sexta-feira, nos horários de 7h20 às 11h40 (turno da manhã) e de 18h20 às 22h40  (turno da noite).

CURSO TURNO VAGAS DURAÇÃO ESTÁGIO

Eletrônica

Telecomunicações

Análises Clínicas

Manhã 50

Biotecnologia

Segurança do Trabalho

Multimídia

Noite 25

A oferta de cursos técnicos é uma das atribuições institucionais da Utramig, que entre outras finalidades, busca a promoção e a qualificação profissional, alinhada à política formulada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Sobre as inscrições

O período de matrícula é de 11 de junho a 27 de julho e deve ser feita na Secretaria de Cursos Técnicos da Utramig, localizada na Avenida Afonso Pena, 3.400, bairro Cruzeiro, Belo Horizonte, de 8h às 19h

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar o boleto bancário, quitado, no valor de R$ 230,00 (duzentos e trinta reais); 1 (uma) foto (3 x 4); Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado (fornecido pela Instituição).

Original e cópia dos seguintes documentos:

Título de Eleitor e comprovantes de quitação eleitoral;

Carteira de Identidade ;

CPF ;

Comprovante de residência atualizado (60 dias);

Histórico Escolar ou declaração de matrícula no Ensino Médio;

Certidão de nascimento ou casamento;

Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (original e cópia);

Laudo médico ou documento hábil, em caso de PCD (pessoa com deficiência).