UTRAMIG RECEBE CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA AMBIENTAÇÃO



Texto por Adelson Silva

A Utramig conquistou a certificação do Programa AmbientAÇÃO da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), durante o 13º Fórum Interinstitucional de Ambientação, realizado na última segunda-feira (20/3).

O programa mobilizou todos colaboradores da Utramig e alcançou bons resultados. Foram mais de 3Kg de papel reaproveitados que se transformaram em 114 blocos de anotação. Destaque também para a campanha interna de economia de energia e de reaproveitamento de resíduos que coletou lacres de latinha, tampinhas plásticas, pilhas e baterias e garrafas pet. Outras ações foram iniciadas, como a preparação da Utramig para a coleta de sombrinhas e óleo de cozinha.

O Fórum, que ocorreu na Cidade Administrativa, apresentou os resultados alcançados em 2022, certificou instituições com o selo do programa. Além de mostrar as metas para 2023 e destacar as ações já implantadas nas instituições.

Certificação

Para conquistar o selo, os órgãos/entidades participam de um processo de gamificação, aplicando técnicas de design de jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes e ampliar o potencial de replicação de boas práticas. O programa fornece um Catálogo de Ações e materiais técnicos orientativos e, para cada ação desenvolvida pela Comissão Setorial, ou seja, pelos representantes do AmbientAÇÃO nas instituições, o órgão em questão soma pontos no processo de certificação. Assim, anualmente, a comissão setorial cria um plano de ação, informando quais modalidades temáticas irá trabalhar, escolhendo no catálogo as metas a serem executadas e os indicadores a serem medidos e lançados.

A comissão setorial também pode criar novas ações, que não estão previstas no Catálogo e, se essas ações se destacarem, poderão ser oferecidas no ano seguinte e serem replicadas por outras organizações.

Programa AmbientAÇÃO

O Programa de comunicação e educação socioambiental, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo promover a sensibilização para a mudança de comportamento, a internalização de atitudes ambientais corretas e a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Em cada órgão/entidade, uma equipe é capacitada para executar o programa. Essa equipe é a Comissão Setorial.

Na Utramig, a comissão setorial é composta pelos servidores: Natália Franco, Andrea Cruz, Lucas Magrini, Renata de Moura, Shenia Salvador, Danielle Ferreira e Dagmar da Silva.