Utramig realiza formatura de cursos de Assistente Administrativo, Cuidador de Idosos e Libras



A possibilidade de começar uma nova atividade profissional, a dificuldade de realizar um curso em situações adversas e o sentimento de vitória permearam a formatura dos cursos de qualificação da Utramig de Assistente Administrativo, Cuidador de Idosos e Libras. A cerimônia aconteceu no dia 20 de julho, terça-feira, de forma virtual e transmitida pelo canal da Utramig no YouTube.

A formanda do curso de Cuidador de Idosos Janduí Macedo definiu a qualificação como uma “caminhada de muito estudo, e a oportunidade de adquirir conhecimentos tão raros e valiosos na nossa qualificação profissional”. Ela narrou a satisfação de todos os formandos. “Nossa equipe de alunos e cursista são vitoriosos em concluir este estudo, numa instituição com tanto respeito no mercado. Por atingir a meta de estarmos capacitados”.

O presidente da Utramig Paulo Henrique Azeredo Nascimento destacou o suporte da Sedese, bem como enalteceu o trabalho dos professores e servidores da Fundação para a realização dos cursos. “Quando falamos de Utramig, eu ouso dizer sem medo de errar, que a instituição se dispôs a fazer aquilo que todos nós, enquanto cidadãos, desejamos: incluir as pessoas. Vivemos em um mundo difícil, atordoado, no meio de uma pandemia, que nos colocou muitas e múltiplas dificuldades, mas a inclusão é, sem dúvida, o meio pelo qual atingiremos convívio harmônico entre as pessoas, com equilíbrio e respeito. A Utramig também exerce esse papel na formação pedagógica dos profissionais que por ela se capacitam”.

O presidente ressaltou o papel dos parceiros na definição dos cursos, enfatizando, por exemplo, a importância do curso de Cuidador de Idosos, frente ao aumento da terceira idade. “Vivemos em um país em que a população idosa tem aumentado significativamente. Daí, portanto, a preocupação da Sedese em mapear a demanda da sociedade, e garantir que pessoas possam ter acesso estudo profissionalizante e terem condições de atender a esta população que também se mostra vulnerável e que tem a sua parcela de contribuição para a sociedade como um todo, que são os idosos”.

Paulo Azeredo relatou ainda a ênfase na inclusão, tanto da Utramig quanto do Governo de Minas, permitindo que “pessoas com média, baixa ou grande dificuldades, com pequenas e médias limitações, possam também ser incluídas na sociedade”, acrescentando que a empregabilidade é sempre um fator primordial observado. “Hoje, nestes tempos tão difíceis, não adianta o aluno se qualificar e não ter a tão desejada empregabilidade”.

O Superintendente de Educação Profissionalizante da Sedese, Dalton Soares de Figueiredo, elogiou o empenho dos formandos e enalteceu o papel da Fundação. “Vocês, alunos, tiveram o privilégio de estudar numa instituição como a Utramig, com muitos anos de experiência e que tem a sua qualidade reconhecida em todo o Governo do estado e na iniciativa privada”.

NOVOS CAMINHOS

Os cursos foram ofertados por meio do programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC). O programa Novos Caminhos é um conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.