Utramig promove orientação profissional para alunos de cursos técnicos



Incentivando o desenvolvimento profissional dos estudantes, a Utramig recebeu alunos do curso de Psicologia da PUC Minas para atividades de orientação vocacional com os estudantes do Curso Técnico em Análises Clínicas e do Curso Técnico em Enfermagem

As dinâmicas aconteceram entre os dias 11 e 13 de junho, na Utramig. No primeiro dia de atividades, os alunos foram convidados a criar profissões que ainda não existem. Assim, refletiram sobre a escolha da carreira e as habilidades comportamentais que possuem.

“A dinâmica ajuda os estudantes a pensarem em quais habilidades precisam ter para serem os profissionais que desejam”, explicou Vitória Viterbo, aluna do 7º período de Psicologia.

Ao “criarem” profissões, os alunos da Utramig tiveram contato com a inovação e a criatividade, habilidades que fazem a diferença na escolha de uma carreira, no ensino superior e na atuação no mercado de trabalho.

No segundo dia, os estudantes se dividiram em grupos e cada grupo representou uma família. Os alunos associaram diferentes profissões a diferentes membros de uma família. A atividade teve o objetivo de fazê-los observarem quais classificações davam a cada profissão.

Segundo um dos estudantes de Psicologia que promoveu a dinâmica, a atividade fez com que os alunos atribuíssem identidades a cada profissão. Ao compará-las a familiares, é possível perceber qual classificação e qual ideia os alunos têm de cada carreira, considerando fatores como retorno financeiro, status profissional, bem-estar gerado pela profissão, etc.

“Os alunos puderam refletir sobre as ‘identidades’ das profissões. Quisemos passar a eles a ideia de que uma carreira não está relacionada somente ao retorno financeiro que ela pode promover”, relatou o estudante de Psicologia.

A atividade teve, também, a finalidade de fazer os alunos refletirem sobre suas expectativas para o futuro: que tipo de profissionais querem ser e quais profissões se encaixam nesses desejos.

No último dia, os alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Utramig responderam a perguntas sobre si mesmos. No questionário, foram abordados desafios para o futuro e inseguranças que os alunos enfrentam. Por meio da dinâmica, os estudantes puderam pensar sobre os caminhos que desejam seguir profissionalmente.

“A dinâmica traz uma reflexão sobre o planejamento que os alunos têm para o futuro, sobre onde desejam chegar na vida e na carreira e sobre os desafios presentes nesse caminho”, explica Luiza Veneranda, aluna do 7° período de Psicologia.

Em três dias de atividades práticas e dinâmicas, os estudantes da Utramig puderam aumentar o autoconhecimento, desenvolver habilidades e superar desafios. E, dessa forma, adquiriram ainda mais ferramentas para tomarem a decisão sobre qual carreira seguir.

Ao mesmo tempo em que recebem dicas para a escolha de uma profissão, os alunos da Utramig já ganham preparo para a carreira profissional – antes mesmo de entrarem na faculdade.

Para a Utramig, educar é preparar para o futuro. Ao entenderem mais sobre si mesmos, fica mais fácil para os estudantes escolherem suas carreiras profissionais: eles começam a se tornar, hoje, os profissionais que serão amanhã.