Utramig inicia curso técnico a distância via Pronatec



A Utramig, antenada ao perfil dos jovens na atualidade, iniciou duas turmas do curso Técnico em Informática a distância. Esta é a primeira vez que a instituição oferta cursos técnicos a distância pelo Pronatec. No sábado, dia 24 de março, aconteceu a aula inaugural.

A chefe de gabinete da Utramig, Patrícia Braga, deu as boas-vindas aos novos alunos em nome da presidente da Fundação, Vera Victer. Ela enfatizou importância de fazer um curso técnico e que a Utramig está sempre de portas abertas para qualquer demanda dos estudantes.

A Diretora de Ensino a Distância, Tatiane Soares de Paula, reforçou que eles são alunos da Utramig e podem usufruir de toda a estrutura da instituição, como biblioteca e laboratórios. Ela ressaltou que o curso a distância tem a mesma carga horária e exigência da modalidade presencial. Tatiane aproveitou que vários pais estavam acompanhando os filhos na aula inaugural e disse que a Utramig está aberta aos responsáveis pelos alunos.

Após as boas-vindas e orientações da diretora, os estudantes tiveram contato com a supervisora e com os tutores que irão acompanhá-los durante o curso, que conta com aulas presenciais a cada três sábados, na Utramig.

Para a pedagoga responsável pelos cursos técnicos a distância da Utramig Luciana Minelli, o maior desafio de um curso a distância é evitar a evasão escolar. “Os alunos mais jovens desistem dos cursos a distância mais facilmente. Estudar a distância exige muita responsabilidade e dedicação”, alertou Luciana. Ela disse que os alunos podem esperar um curso moderno com aulas atrativas e interativas.

O tutor Breno Lima dos Santos apresentou a estrutura do curso e deu dicas para estudar a distância, como:

  • Não deixar para fazer as atividades na última hora;
  • Consultar sempre o tutor em caso de dúvidas;
  • Ter em mente que imprevistos podem acontecer: queda de energia, problemas no computador, falta de internet e outros;
  • Anotar em uma agenda as datas das atividades ou coloque lembretes em seu celular.