Projetos criativos marcam Mostra Tecnológica da Utramig Nova Lima



A Mostra Tecnológica da Utramig Nova Lima contou com a participação de mais de 450 alunos dos cursos técnicos, onde apresentaram 35 projetos desenvolvidos nos laboratórios ao longo do segundo semestre de 2018. Com a temática “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, 17 metas globais estabelecidas pela ONU, o evento movimentou a unidade na manhã do último sábado (24).

Os projetos ocuparam todo o pátio da escola, além de diversas salas de aula. Divididos em grupos, os estudantes organizaram as apresentações e a ocupação dos espaços. “A nossa mostra foi um sucesso e muito elogiada pelas autoridades presentes, professores, alunos e comunidade externa. Foi um momento de convivência e de muito respeito ao próximo, visto que os alunos tiveram que dividir os espaços para a realização dos trabalhos. E, também, um momento de interdisciplinaridade e de convivência com alunos de outros turnos”, comemorou a coordenadora adjunta de Nova Lima, Claudinea Melo.

Um dos projetos propõe a economia de recursos com destinação da água da pia para um reservatório de 500 litros, que será utilizada na limpeza de pátios e na irrigação de jardins. “A instalação foi feita na própria escola e a equipe é formada por uma família – pai, mãe e aluno, que estão em cursos diferentes”, explica Claudinea.

Outra iniciativa foi desenvolvida pelos estudantes de Nova Lima é o “Solidariedade a um Click”. Desenvolvido para sistemas Android, o aplicativo faz a ponte entre pessoas que desejam realizar uma doação (roupa, alimentos, trabalho solidário etc) e instituições e ONG´s de assistência social que necessitam de donativos.

Segundo Bruno Henrique dos Santos, da 2ª etapa do curso de informática, a inspiração para o aplicativo nasceu de uma ideia coletiva, de toda a turma. “A gente vê que tem muitas instituições, em Nova Lima mesmo, precisando de doações, que têm muitas necessidades, e têm muitas pessoas que querem fazer uma doação, que querem contribuir e não têm acesso a informação sobre quais instituições necessitam”, detalhou o estudante.
Para Bruno, a Mostra Tecnológica é uma oportunidade importante no processo de aprendizado. “A gente vê que há diversos projetos interessantes e tendências, como a internet das coisas, e isso possibilita aos alunos colocar em prática tudo que aprendeu na sala de aula”, enfatizou. “O que me deixou mais feliz foi ver ver a empolgação e a criatividade dos alunos e a persistência dos professores”, enalteceu a coordenadora adjunta.

Projeto premiado

O empenho dos alunos já obteve reconhecimento. Este ano, dois projetos integrantes da Mostra de Nova Lima, do ano passado, foram classificados e participaram da 19ª UFMG Jovem, uma feira de ciências e tecnologia da educação básica, realizada anualmente desde 1999, com a participação de escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Os dois, sob a supervisão da professora Daniela Lage.

O primeiro, “Hope pof World”, é um sistema que propõe conscientizar as pessoas da importância do ponto de vista, do respeito à diversidade de ideias e crenças. A proposta conquistou o Prêmio Destaque na categoria Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. “Nutry Saúde” é um aplicativo Android criado para promover o controle alimentar, por meio de geladeira inteligente que interage com o aplicativo e com a Internet, enviando informações para nutricionistas e órgãos de saúde.

Neste ano, com a temática Ciência, tecnologia e matemática para o bem comum, 67 trabalhos de diversas escolas mineiras foram selecionados para apresentação na feira de trabalhos científicos da UFMG.